Vereador Gilvandro Mota sugere criação da Coordenadoria das Escolas da PM e dos Bombeiros

Foto - Assessoria do Vereador Gilvandro Mota

O vereador coronel Gilvandro Mota (PTC) participou de reunião com representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) para apresentar uma proposta de criação da coordenadoria das Escolas Militares, com a finalidade de organizar a gestão das instituições comandadas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros.

A ideia é padronizar as ações, principalmente as pedagógicas, a utilização de materiais, a logística e a disciplina interna com a organização das atividades que irão influenciar diretamente o comportamento dos alunos.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Pleno do TCE reprova contas de ex-prefeita de Benjamin Constant

“Estou coordenando a apresentação de uma equipe composta por vários oficiais do Corpo de Bombeiros e da PM que apoiam e estão conosco na busca de contribuir para o futuro dos nossos jovens. Na oportunidade, apresentamos como alternativa o fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para melhorar o comportamento dos alunos e barrar a violência e a possibilidade de uso de drogas dentro e fora das unidades educacionais”, disse Gilvandro.

O vereador sugeriu a criação de um órgão para coordenar essas atividades por meio de um convênio ou um termo de parceria técnica. O programa é da PM e conta com a participação direta da escola e das famílias.

O Proerd é inspirado no Programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE, Educar para Resistir ao Abuso de Drogas) e foi implantado em 2002 no Amazonas. Consiste na aplicação de técnicas que auxiliam os jovens na resistência às drogas, trabalhando a motivação desses alunos juntamente com o corpo docente e promovendo o desenvolvimento de cidadãos de bem com respeito às autoridades e às leis. Dessa forma, favorece o fortalecimento do trinômio: polícia, escola e família e contribui para minimizar o crescente problema da violência no Estado.

Estiveram presentes na reunião, o deputado estadual Luiz Castro, secretário de educação, os secretários executivos da SEDUC Luis Fabian, Bibiano Simões, Rômulo Zurra e Raimundo Barradas. Além do coronel Danizio Valente, coronel Pacheco, coronel Gomes Ribeiro e coronel Borges que fazem parte da equipe coordenada pelo coronel Gilvandro.

Com informações da assessoria de comunicação do vereador Gilvandro Mota