Vice-governador, Carlos Almeida, sob suspeita de conspiração

Laranjeiras News

As suspeitas partem dos deputados da base e da oposição na Assembleia Legislativa do Amazonas, além de servidores do alto escalão do governo do Estado

Manaus – AM: O vice-governador Carlos Almeida (PTB), está sob fortes suspeitas de fazer parte de uma conspiração contra o governador Wilson Lima (PSC). As suspeitas partem dos deputados da base e da oposição na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), além de servidores do alto escalão do governo do Estado.

Em maio o advogado de Almeida Filho, Lucas Ovando de Oliveira, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), onde solicitou a retirada do vice-governador do processo de impeachment que havia sido aberto pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) no dia 7 do mesmo mês.

Na época Oliveira ainda argumentou que a representação por crime de responsabilidade contra Lima e Almeida Filho deveria ser extinta por Inconstitucionalidade do Regimento Interno e por conta da ausência de pressupostos legais para o procedimento da representação em face do governador e vice-governador do Amazonas.

Conversas no meio político envolvendo o nome de Carlos Almeida parecem apontar para uma possível aproximação do vice-governador a seu principal rival, hoje, o presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto (PRTB). A legislação que rege o rito processual de deposição do chefe do Executivo, a Lei 1.070/50, não alcança o vice-governador, mas o respaldo foi ignorado por Josué.

Logo no inicio de seu termo como vice-governador, Almeida Filho, que considera-se peça fundamental para a eleição de seu colega de chapa, chegou a assumir o comando de uma das pastas de maior arrecadação, a Secretária de Estado de Saúde (SUSAM), porem deixou o cargo após três meses devido a problemas administrativos, para assumir então a Casa Civil, onde ficou até maio deste ano.

Uma vez na Casa Civil, o vice-governador tentou ser um articulador do governo na Assembléia Legislativa, mas não obteve êxito, sofrendo oposição de Josué Neto, uma vez que ambos ansiavam por ser o candidato do governo do Estado à Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano.

Grupos antagônicos

Vendo-se sob o risco de ficar à margem da gestão executiva pelos próximos dois anos, Carlos Almeida buscou em grupos políticos mais antigos, conselhos para sua situação. O principal local visitado pelo vice-governador, segundo aliados do governo, é o condomínio Ephigênio Salles, na zona Centro-Sul de Manaus, onde moram políticos conhecidos, e de onde o vice-governador vê um cenário com outras perspectivas, que ignoram os acordos feitos em 2018.

A aproximação com grupos antagônicos contribuiu decisivamente para o afastamento de Carlos com Wilson Lima. Nesta semana, foi divulgado que ele havia transferido os atendimentos do gabinete da vice-governadoria para a sede do PTB, situado no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus. A informação não foi confirmada pela assessoria do vice-governador, mas assinalada por aliados.