Visa Manaus comemora o Dia Nacional da Vigilância Sanitária com ação educativa

Manaus – AM: A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, nesta sexta-feira, 5/8, uma ação educativa especial para comemorar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária com a visita dos integrantes do projeto “Fiscais Mirins” ao supermercado Baratão da Carne, localizado no bairro Japiim, zona Sul da cidade.

Os 12 alunos dos 4º e 5º ano da escola municipal Anastácio Assunção, no bairro São Lázaro, zona Sul, foram convidados pela equipe da Gerência de Vigilância de Alimentos (GVAli) da Visa Manaus a atuarem como fiscais sanitários, inspecionando as condições de higiene e acomodação dos produtos colocados à venda no estabelecimento.

A ideia, como explica o gerente da GVAli, Ricardo Celestino, é mostrar às crianças o conhecimento das boas práticas sanitárias para que elas se transformem em multiplicadoras de informação em suas casas e no bairro onde moram.

“O projeto ‘Fiscal Mirim’ nasce do princípio de que a educação e o conhecimento transformam. Assim, as crianças recebem o ensino sobre alguns aspectos e características a serem avaliados na compra de um produto alimentício, seja para a sua casa ou para o consumo imediato, e compartilham esse conhecimento junto as suas famílias e amigos, estimulando a consciência sanitária e promovendo mais saúde à população de um modo geral”, afirma Celestino.

A ação desta sexta-feira sucede uma visita da equipe da Visa Manaus à escola, na última quarta-feira, 3/8, quando as fiscais especialistas Gizeli Giffoni e Luciana Fares falaram sobre a importância das ações de vigilância sanitária no dia a dia, além de explicar como acontece o trabalho de fiscalização feito pela equipe.

Para a professora Wilma Mendes, a iniciativa ajuda a expandir os horizontes dos alunos, ao levar a aprendizagem para além da sala de aula. “Além da sensibilização na escola, a ação mexeu bastante com todos. As crianças ficaram muito ansiosas para chegar o dia, porque é importante também viver aprendizados na prática, ter experiências como essa, ainda mais nessa idade, em que a criança tem tanta facilidade de reter o conhecimento e levá-lo adiante pela vida”, disse.

O projeto “Fiscais Mirins” encerra uma programação especial de atividades educativas realizadas pela Visa Manaus como parte da Semana Nacional da Vigilância 2022, que marca os esforços da Prefeitura de Manaus para ampliar as ações educativas e de conscientização da população sobre as boas práticas sanitárias.

Desde terça-feira, dia 2, foram realizadas diversas palestras em faculdades da capital para estudantes dos cursos de Nutrição, Medicina Veterinária e Odontologia, além de um workshop especial para profissionais de Odontologia.