Visa Manaus recebe consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para discutir projeto de implantação do SGQ

Manaus – AM: A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) recebeu, nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7/10, uma equipe de consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de Brasília, que trouxe orientações sobre a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nos processos de trabalho da instituição. Os encontros presenciais, realizados na sede da Visa Manaus, foram oportunidades de troca de experiências e conhecimentos para avançar no projeto de adoção das práticas do SGQ.

 Os técnicos de Brasília fazem parte do projeto Integravisa, uma comissão que oferece suporte aos trabalhos de implantação do SGQ em Manaus e em outras nove capitais brasileiras selecionadas para participar dessa iniciativa.

Para o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, a participação da Visa Manaus no projeto demonstra o envolvimento e interesse das equipes do órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em prestar um serviço qualificado à população.

 

“Estamos participando de uma iniciativa pioneira, que vem como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus na área de Vigilância Sanitária, de comprometimento com o aperfeiçoamento da gestão e de busca pela entrega dos melhores resultados à população. É um privilégio estar entre as Vigilâncias participantes do projeto de implantação do SGQ, e também uma chance valiosa de contar com o apoio e a expertise da equipe renomada do HAOC”, destacou o diretor.

 

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas de gestão voltado a reformular totalmente os processos de trabalho do órgão ou empresa onde é implantado, com o objetivo de torná-los mais eficientes, integrados, transparentes, resolutivos e atentos às necessidades do seu público-alvo – no caso da Visa Manaus, à população da capital amazonense.

 

Ao longo de um ano, a consultoria do HAOC irá orientar e apoiar a implantação do sistema na Visa Manaus, por meio de reuniões e seminários virtuais e encontros presenciais periódicos, para dar início a uma nova etapa nos resultados do trabalho de vigilância sanitária na capital.

 

*Programação*

 

Na quinta-feira, dia 6, a programação de atividades teve início pela manhã, com uma apresentação geral da estrutura e dos processos de trabalho da Visa Manaus: as gerências, as equipes, as várias ações desempenhadas pelo órgão, os ramos de atividade abrangidos pela atuação da Vigilância municipal. No período da tarde e nesta sexta, dia 7, foi a vez da consultoria do projeto Integravisa promover diversas dinâmicas com os gestores da Visa Manaus, estimulando a discussão sobre as dificuldades e possibilidades de aperfeiçoamentos observadas em cada setor da instituição.

 

Para a consultora Luíza Martins, a recepção da equipe Visa não poderia ter sido melhor. Ela elogiou a receptividade dos servidores em relação às etapas do projeto, que exigem mudanças nos processos de trabalho, identificação das necessidades da população e dos setores regulados, fases que são fundamentais para melhorar a qualidade do serviço.

 

“Manaus, na verdade, topou um super desafio ao aderir a esse projeto: a implantação do SGQ é, na verdade, uma auto implantação, um processo que precisa ser compreendido e construído coletivamente por toda a equipe da Visa Manaus, a partir das orientações gerais do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eu e os outros dois consultores estaremos integralmente à disposição ao longo de um ano para compartilhar nossa experiência e conhecimento e auxiliar nesse processo, mas esta é uma trajetória que já vem sendo desenvolvida em Manaus, e que irá continuar após o período de consultoria”, explicou a consultora.

 

A programação de ações do projeto Integravisa continua na próxima terça-feira, dia 11, com a realização de um seminário virtual envolvendo todas as Visas participantes da iniciativa. O próximo encontro presencial com a consultoria HAOC está agendado para janeiro de 2023.