Visa Manaus se destaca no balanço de atividades da Central Integrada de Fiscalização

Manaus – AM: A participação do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus), nas operações da Central Integrada de Fiscalização (CIF), teve destaque no balanço da força-tarefa apresentado na manhã desta quarta-feira, 28/4, no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte.

Nos três primeiros meses deste ano, a Visa Manaus participou de 800 inspeções, para assegurar o cumprimento dos decretos de restrição temporária de circulação de pessoas, em razão da pandemia da Covid-19.

Formada por diferentes órgãos públicos, para fiscalizar as medidas de prevenção ao novo coronavírus em estabelecimentos de todo o Estado do Amazonas, a CIF foi criada em junho de 2020 com a finalidade de coibir atividades em desacordo com as medidas adotadas pelo governo estadual.

Os números das ações conjuntas entre a Visa Manaus e a CIF em 2021 mostram que a fiscalização continua com a agenda intensa. De 1º de janeiro a 31 de março deste ano, as 800 inspeções realizadas em estabelecimentos diversos resultaram em 51 autuações por irregularidades, com cinco desses locais interditados por oferecerem risco à saúde da população, além de 749 ações de orientação.

Durante a apresentação, o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, destacou a importância do órgão de vigilância, integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nos resultados alcançados pela CIF.

“A Vigilância Sanitária Municipal é um órgão voltado exclusivamente para a promoção e a manutenção da segurança sanitária em Manaus, que é o grande foco de ocorrências de desrespeito às medidas preventivas contra a Covid-19 no Estado”, disse.

O diretor acrescentou que as demandas que chegam à Ouvidoria do órgão têm deflagrado um grande número de ações da Central Integrada, principalmente na questão dos estabelecimentos que não atendem às normas de proteção à saúde dos consumidores. Ewerton reforçou, também, o papel da população de Manaus no combate à disseminação do coronavírus.

“Precisamos reiterar o quanto é importante que a população tenha consciência e responsabilidade em seu comportamento. As informações para a biossegurança, ou seja, os cuidados para evitar contrair e transmitir a Covid-19, estão em todo lugar. Nós já convivemos há mais de um ano com essa pandemia, então agora é uma questão principalmente de empatia e solidariedade de todos nós em seguir esses cuidados, para não piorar a situação da nossa cidade”, alertou o diretor.

Denúncias

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected]

CIF

A Central Integrada de Fiscalização (CIF) é uma força-tarefa formada por vários órgãos municipais, estaduais e federais, e foi criada para fiscalizar o cumprimento da adoção das medidas de prevenção à Covid-19 nos estabelecimentos de todo o Amazonas. Ela está em operação desde o dia 25 de junho de 2020.

Atualmente, a CIF é composta, além da Visa Manaus, pela SSP-AM, as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estadual, Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Agência Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Fundação de Vigilância em Saúde (Devisa/FVS), Guarda Civil Metropolitana, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada (SEGGIM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Marinha do Brasil.