O deputado estadual Wilker Barreto (PHS) foi escolhido para presidir a Comissão de Industria, Comércio Exterior e Zona Franca, que cuida do principal modelo econômico do Estado.
O anúncio foi feito no final da manhã desta segunda-feira (06) durante a reunião do colegiado de líderes e dos deputados para a instalação das comissões na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook Twitter Instagram
Preocupado com a saída das empresas da Zona Franca de Manaus, o humanista garantiu que o momento, também, é de fortalecimento das cadeias econômicas secundárias e valorização do produtor rural.
“Nós temos a Zona Franca, o nosso carro chefe, mas temos cadeias secundárias que precisam ser fortalecidas. A comissão é inteirada de todos os assuntos econômicos do Estado. Vamos criar um discurso sólido e vamos fazer com que a assembleia seja protagonista nas discussões das matrizes econômicas e, principalmente, na valorização do produtor rural”, explicou Wilker.
Em meio ao “aliciamento” de outros governadores que querem usufruir dos mesmos incentivos do modelo econômico, Barreto disse estar vigilante e que vai acionar a bancada amazonense no Congresso Nacional, sempre que precisar.
“Assim que eleitos em 2018, tivemos dois governadores estudando a possibilidade de instalarem o nosso modelo econômico em seus respectivos estados, além de sempre sofrermos investidas do Sul e Sudeste. Se um dia perdermos a Zona Franca, quem vai sentir é São Paulo. Nossa matriz econômica passará a ser extrativista e daqui a pouco teremos desmatamento no mais alto grau. É comprovado que o desmatamento aqui em Manaus contribui para o aumento das chuvas e enchentes em São Paulo. Da minha parte estarei atento e vigilante”, comentou.
Comissões
Além de presidir a Comissão de Industria, Comércio Exterior e Zona Franca, Wilker vai ser membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Finanças Públicas; Educação; Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento; Saúde e Previdência.
O parlamentar também vai atuar como vice-presidente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.