Wilker recebe cacique Kokama para conhecer proposta de coordenação indígena

Foto: Alfran Leão - Dircom/CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wilker Barreto (PHS), recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), o cacique Adriel Kokama, para conhecer detalhes da proposta para a criação de uma Coordenação Executiva de Políticas Públicas para Povos Indígenas do Município de Manaus.

A criação é defendida pelo indígena, que foi até à Casa Legislativa saber de que forma o parlamento pode mediar.

Wilker Barreto agendou nova reunião para a próxima segunda-feira (19) e assegurou que irá avaliar a forma correta de a Casa atuar, seja para a criação de uma coordenação ou outra forma de viabilizar mais políticas públicas para o segmento.

“Vou buscar todo o embasamento para que a partir daí possamos dar início à mediação das questões indígenas junto ao Executivo Municipal. Meu mandato é plural e os indígenas merecem todo o apoio necessário na construção de políticas públicas para o seu povo. Vamos estudar juntos qual a melhor maneira para que isso aconteça”, disse o presidente da CMM.

Presidente do TCE recebe medalha de ouro da CMM

Segundo o Adriel Kokama, a intenção é centralizar e fortalecer toda a elaboração de projetos específicos para a população indígena na cidade de Manaus, além de ter maior trabalho para a obtenção de verbas que sejam para benefício das comunidades.

Atualmente, segundo ele, as áreas rural e urbana da capital amazonense somam 93 mil indígenas

“As verbas da ONU, por exemplo, podem ser viabilizadas para serem trabalhadas no município. Queremos atuar exclusivamente em políticas públicas que atendam de fato as necessidades dos indígenas, como moradia, saúde e até emprego. Hoje o indígena chega a Manaus e não sabe como agir para entrar no mercado. Viemos buscar no Wilker ajuda para resolver nosso problema”, concluiu o cacique.

Marília Pimenta – Dircom/CMM

Foto: Alfran Leão – Dircom/CMM