Wilson Lima reúne com Bolsonaro e ministro do Meio Ambiente e define acordo para avançar no licenciamento da BR-319

O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido, nesta terça-feira (9/7), em Brasília, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Na pauta, a recuperação da BR-319 (que liga Manaus a Porto Velho). O presidente Jair Bolsonaro mostrou interesse em participar da caravana pela rodovia programada para acontecer ainda este ano.

Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Em primeiro áudio vazado, Dallagnol comemora proibição de entrevista de Lula

Carlos Bolsonaro critica GSI e volta a gerar desconforto em militares do governo

Lava Jato tirou procuradora de audiência com Lula após crítica de Moro, diz site

Cerco aos hackers, diz Revista

Lava Jato tirou procuradora de audiência com Lula após crítica de Moro, diz site

Moro e procurador da Lava Jato têm mensagens vazadas

Moro diz que pode ter cometido um “descuido formal”

Site divulga novas mensagens atribuídas a Moro em que ele sugere resposta da Lava Jato a ‘showzinho’ da defesa de Lula

Leia diálogos de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol que embasaram a reportagem do Intercept

Durante a reunião ficou acertado a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para agilizar o processo de licenciamento ambiental, hoje o principal entrave para o recapeamento da rodovia.

De acordo com o governador Wilson Lima, a reunião foi extremamente produtiva, uma vez que as demandas do Estado foram encaminhadas pelo Governo Federal de forma célere. “Nós tivemos uma primeira reunião em Parintins, durante o Festival Folclórico, e essa aqui foi resultado desse alinhamento. O ministro está muito disposto a nos ouvir e a discutir as soluções em conjunto, sobretudo, no que se refere a BR-319, que é hoje uma das nossas prioridades”, destacou Wilson Lima.

“Para a nossa surpresa o presidente passou pelo Ministério do Meio Ambiente no momento em que estávamos reunidos e entrou e participou da nossa reunião. Aproveitamos para voltar a tocar nas demandas do Amazonas, falamos da ideia de percorrermos a BR-319 e ele se interessou em entrar na caravana, esperamos que essa intenção que ele demonstrou amadureça. Para nós vai ser um prazer”, declarou o governador.

“O principal foco do acordo de cooperação técnica é a gente criar um elo participativo da atuação do Governo do Amazonas nessa questão do destravamento das licenças ambientais necessárias para o avanço da BR-319. O ACT é um instrumento administrativo favorável para que o Estado esteja mais presente nas decisões que competem ao Governo Federal. Hoje quem faz a obra é o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e quem licencia é o Ibama, o Governo do Estado ficava na expectativa das ações”, explicou o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente.

ZEE do Purus 

Outra demanda do Amazonas encaminhada pelo ministro do Meio Ambiente, diz respeito à aprovação do Zoneamento Ecológico Econômico da Calha do Purus. O ministro Ricardo Salles garantiu que ainda nesta terça-feira iria encaminhar o projeto para apreciação da Casa Civil.

“O Zoneamento Ecológico Econômico da Calha do Purus ordena a questão produtiva e ambiental numa área muito sensível do Estado do Amazonas e vai ser um golaço para destravar o desenvolvimento daquela região, além de apontar mecanismos e modelos para os próximos, em especial a área do Madeira, do Baixo Amazonas e também da Região Metropolitana de Manaus”, explicou o secretário da Sema, Eduardo Taveira.