Wilson Lima volta atrás e anuncia somente 8% de reajuste para professores

O governador acusou o movimento grevista de agir com intenções políticas e eleitorais

 

Manaus – AM: Na interminável guerra entre Governo e professores, Wilson Lima reduziu a proposta de reajuste de 15% para 8%. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na sede do Governo do Amazonas, na avenida Brasil, bairro Santo Agostinho, zona oeste.

O mandatário afirmou que políticos estão usando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) e que o movimento grevista está agindo com intenções eleitorais.

“O que vemos é um movimento político que tomou conta desse grupo que se diz representar os professores. Se a gente puxar, vocês [imprensa] conhecem melhor do que eu, todos os que fazem parte desse movimento são ligados a questões político-partidárias. Tem gente que foi candidato a deputado, tem gente que trabalha para deputado, tem gente que trabalha para outros políticos do estado do Amazonas e, para esse pessoal, quanto mais tempo prorrogar essa paralisação, é importante que estejam aparecendo na mídia”

– Wilson Lima, governador do Amazonas

O governador destacou ainda, que a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC) planeja abrir um edital emergencial para contratar profissionais da educação por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que estão no cadastro reserva da SEDUC. Os profissionais deverão ser alocados nas escolas onde não estão tendo aula.

“Nós fomos até o limite do que era possível por parte do estado para que pudéssemos dar os benefícios que estavam sendo pleiteados, mas houve uma negativa do sindicato”

– Wilson Lima, governador do Amazonas

Em resposta às falas de Wilson Lima, a presidente do SINTEAM, Ana Cristina, informou que estava disposta a aceitar a proposta de 15,19% e que o governo não formalizou a propositura. A sindicalista classificou como assédio moral a possível substituição dos grevistas e negou envolvimento político.

Nesta sexta-feira (2), será realizada uma nova assembleia geral para definir os próximos passos do movimento, diante do fechamento da mesa de negociação com o Governo. O ato vai acontecer às 10h, no Clube Municipal, localizado na avenida Torquato Tapajós, zona centro-oeste de Manaus.