Aleam empossa governador do Amazonas, Amazonino Mendes e o vice Bosco Saraiva

Em Sessão Solene presidida pelo deputado Abdala Fraxe (Podemos), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) empossou na manhã desta quarta-feira (4), o governador eleito Amazonino Mendes (PDT) e o vice-governador Bosco Saraiva (PSDB), em cerimônia marcada pela presença de grande público nas galerias e no plenário.

Na sessão que durou pouco mais de 50 minutos, o presidente Abdala Fraxe tomou o compromisso constitucional dos eleitos e o secretário-geral da Aleam, deputado Sabá Reis (PR) leu a declaração de posse de ambos, seguindo-se a declaração de posse pelo presidente da Mesa, e o discurso de posse do governador Amazonino Mendes, o único a se pronunciar durante a solenidade.

Em sua saudação aos deputados, Amazonino destacou a importância da Casa Legislativa como instituição pública fundamental na estrutura democrática do país. “O governante que não respeita o Legislativo não é democrata, não é governante. E dentro dos princípios da celebração da harmonia entre os poderes, nós pretendemos também estabelecer uma relação de absoluta tranquilidade, de paz e de respeito mútuo entre os poderes”, afirmou.

Além do presidente Abdala Fraxe, do secretário-geral Sabá Reis, do governador Amazonino Mendes e seu vice Bosco Saraiva, a Mesa da sessão solene foi composta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, o presidente do Tribunal Regional eleitoral (TRE), desembargador Yêdo Simões, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Ary Moutinho, o procurador-geral de Justiça (MPE) Carlos Fábio Braga Monteiro, o defensor geral do Estado (DPE), Rafael Monteiro Barbosa, o deputado federal Silas Câmara (PRB) e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS).

Com sua posse nesta quarta-feira, Amazonino Mendes é o 48º governador do Amazonas durante o período republicano, ou o 49º contando com a interinidade do deputado David Almeida. Ele vai governar o Estado pela quarta vez, sendo três delas por eleição direta e uma por eleição indireta.