O governador do Estado, Amazonino Mendes (PDT), exonerou o secretário executivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Luiz Fabian Pereira, e a secretaria-executiva-adjunta da Capital da Seduc, Ana Maria Araújo de Freitas, além do diretor de Infraestrutura da mesma pasta, Alessandro Rodrigues, todos os três aliados do deputado federal Pauderney Avelino (DEM). Ana Maria era filiada ao Democratas.
As demissões de Fabian e Ana Maria ocorrem após os funcionários da Seduc denunciarem as nomeações políticas no Site Amazonas1, há menos de dois meses. No caso de Ana Maria, causou comoção aos servidores, porque ela entrou no cargo dois dias depois que a titular da função, professora Maria Carneiro, morreu em um grave acidente de carro, durante férias no Nordeste.
A exoneração dos três aliados do deputado federal foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última sexta-feira, 19, uma abaixo da outra. A notícia já era esperada pelo meio politico e por funcionários da Seduc já que a “sede” de Pauderney em ter o controle total da Secretaria de Educação estava passando dos limites, segundo aliados de Amazonino Mendes.
Agora, tanto o grupo político do governador como os funcionários da Seduc esperam que os três sejam substituídos por técnicos da pasta e não por novas indicações políticas.
Atualmente, preocupa a cúpula do governo de Amazonino, a falta de controle do secretário da Seduc, Lourenço Braga, sobre seus subordinados e sobre a pasta. Lourenço não consegue demonstrar “firmeza” na gestão para dizer “não” às investidas de políticos interessados em usar a secretaria como “trampolim eleitoral”.
Fonte Amazonas1
blogdopavulo@gmail.com
@blogdopavulo
contato@blogdopavulo.com