‘Anac precisa fiscalizar preços de passagens aéreas’, apontada deputada

????????????????????????????????????

A deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) está cobrando da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que fiscalize os preços das passagens aéreas. No ano passado, as companhias anunciaram o pagamento por bagagem, mas, sendo instituída a taxa, a promessa é de que haveria uma redução nos valores dos bilhetes.

Segundo a deputada, não foi isso que os passageiros receberam, pelo contrário, os preços parecem estar subindo ainda mais. “O acordo entre a Anac e as companhias áreas era que se eles passassem a cobrar taxas pelo despacho de bagagem teriam que obrigatoriamente baixar os preços das passagens, até o momento, não vimos isso acontecer”, afirma.

Ainda, conforme Conceição, a Região Norte do País é a mais afetada pelos preços exorbitantes das passagens aéreas oferecidos pelas companhias. “Todos esperamos a redução nas tarifas, principalmente a população da região norte que mesmo com promoções acabam pagando valores altíssimos para viajar dentro do próprio Estado. Vou cobrar a Anac esta fiscalização, pois, não é justo pagarmos a mais por algo sem nenhum tipo de retorno”, declara.

A parlamentar fez a declaração durante entrevista ao programa ‘A voz do Brasil’ da Rádio Câmara, durante debate sobre o programa Brasil + Turismo, do governo federal, que busca aproveitar o grande potencial do turismo brasileiro na recuperação da economia.

Tarifa extra

Em junho do ano passado, as companhias aéreas iniciaram a cobrança por bagagem despachada em voos nacionais que passou a ser de R$ 30. Contudo, este valor vale para quem paga pela taxa na hora da compra da passagem aérea. Caso o viajante deixe para pagar a tarifa no aeroporto, o valor pode aumentar para até R$ 120, dependendo da empresa.