Após 40 horas de obras, Torquato Tapajós é liberada

Após mais de 40 horas de trabalho ininterruptas, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) concluíram às 1h20 desta sexta-feira, 7, a recuperação do pavimento na avenida Torquato Tapajós. A via foi totalmente liberada para o fluxo de veículos com serviços de drenagem e terraplenagem concluídos, além da aplicação da primeira camada de asfalto.

Quando o trânsito estava prestes a ser liberado, um material recalcado, em trecho contíguo, cedeu. O local foi aberto e o superintendente da Seminf, engenheiro Orlando Holanda, retornou ao canteiro de obras, inspecionou a área atingida e comandou o trabalho de recuperação.

Por sua extrema importância para a cidade, como via de ligação entre diferentes zonas, a obra teve caráter emergencial. Com a abertura da cratera na via, na quarta-feira, 5, o prefeito em exercício Marcos Rotta determinou que equipes de obras da prefeitura fossem imediatamente deslocadas ao local, além de todo o suporte para a área, como agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Em regime de força-tarefa, as equipes começaram a atuar para reconstruir o trecho aberto na pista, seguindo com os trabalhos pelo dia, noite e madrugada. Além do asfalto colocado nesta sexta-feira, na próxima segunda-feira, 10/4, no período noturno, será aplicada a camada definitiva de asfalto.

Acompanhando a obra durante o dia e a noite, Rotta ressaltou o empenho das equipes de obras da prefeitura, que agiram com rapidez, agilidade e eficiência na reconstrução do trecho afetado. “A orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto foi para  que não medíssemos esforços e colocássemos aqui, nesta obra, toda a infraestrutura necessária para o reparo imediato da galeria, que era antiga e não suportou o volume de água. E com 70 homens e 40 horas de trabalho, conseguimos finalizar esta ação”, disse o prefeito em exercício.

Problema e causa

O rompimento na via e abertura da cratera ocorreu em meio a forte chuva que atingiu a cidade na manhã de quarta-feira, 5/4, originando o estreitamento do leito do igarapé, em frente ao Clube Municipal, na Torquato Tapajós. O subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, informou que a rede de drenagem de águas pluviais não suportou o volume d’água, rompendo e fazendo, consequentemente, a via ceder. “Tivemos que cortar com maçarico, acetileno e oxigênio o armco de aço que cedeu, em quase um metro. Após a retirada, foram colocadas sete galerias em concreto armado. Esse processo demandou mais tempo do que havíamos planejado, mas foi o serviço necessário para solucionarmos o problema de forma definitiva, o que não foi feito anteriormente”, explicou.

Peixoto ressaltou que devido à complexidade na área, o trabalho no local precisou de muita cautela por parte do corpo técnico e demais profissionais da Seminf, principalmente pela existência de redes de distribuição de gás natural, fibra óptica e água sob a avenida. “Foi uma obra complexa e delicada. Presenciamos o esforço de 70 servidores para que entregássemos essa obra no menor espaço de tempo possível”, destacou.

Trafegabilidade

Além da orientação dos agentes de trânsito no local da obra e a preocupação da Prefeitura de Manaus em divulgar rotas alternativas aos motoristas para garantir a fluidez no trânsito e a tranquilidade da população até que a obra terminasse, todas as faixas exclusivas de ônibus (faixas azuis) foram liberadas para o tráfego comum de veículos.