Boa Vista- RR:; Ação foi anunciada nessa terça-feira (2) pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Pedido aponta a prática de crime de responsabilidade, como desvios de recursos e nepotismo.
A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) colocou em tramitação, nessa terça-feira (2), um pedido de impeachment contra o governador Antonio Denarium (PP), pela prática de crime de responsabilidade (veja abaixo quais são as acusações).
Esse é o sexto pedido de impeachment protocolado contra Denarium e o primeiro a ser aceito pela Casa Legislativa. Ele foi recebido pelo presidente da Ale-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que já foi aliado do governador.
O pedido foi registrado no dia 19 de junho de 2024 por Rudson Leite da Silva e Fábio Gonçalves de Almeida, adversários do governador nas eleições de 2022. No documento, eles apontaram que Denarium praticou:
• irregularidades na administração pública;
• desvios de recursos;
• nepotismo;
• uso de programas sociais para fins eleitorais;
• abuso de poder econômico.
Em nota, o governo de Roraima disse lamentar “a postura do presidente da Assembleia Legislativa, que tenta desconstruir a imagem de um Governo que tornou Roraima um Estado de destaque no cenário nacional com vários indicadores positivos e nunca antes vistos na história de Roraima”.
“É importante que o presidente da Assembleia entenda que eleições se decidem nas urnas, de acordo com a vontade da população. E foi desta forma que ocorreu nas eleições de 2022, que deram ao grupo do governador a vitória com mais de 56,47% em primeiro turno de um Governo do qual o próprio deputado fazia parte da base aliada e hoje, estranhamente, projeta-se como uma pessoa rancorosa e revanchista”, destacou.