Aumentam os casos de crianças abandonadas, denuncia vereador Dallas Filho

De acordo com o vereador, no ano passado foram registrados 245 casos de abandono de crianças em Manaus. #Blogpavulo

O aumento de casos de crianças abandonadas pelos pais, que saem de casa e deixam os filhos sozinhos, foi denunciado nesta quarta-feira (18) pelo vereador Dallas Filho.

De acordo com o vereador, no ano passado foram registrados 245 casos de abandono de crianças em Manaus. Os dados são da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Deapca).

“De janeiro a março deste ano, foram 50 registros de abandono”, alertou Dallas Filho. “Os números são alarmantes e estão crescendo a cada ano, o que mostra a falta de amor e cuidados de muitos pais com seus filhos”, denunciou o vereador.

Segundo investigação feita pela Delegacia de Proteção à Criança, a maioria dos casos de abandono em Manaus é porque os pais foram para festas e deixaram os filhos sozinhos em casa.

Leia Mais:

Direito de resposta ao reitor da UEA Cleinado Costa

Gravidez na adolescência

Também é comum os pais saírem pra beber e usar drogas, e trancar os filhos em casa, em situação de risco e abandono, aponta o relatório da Deapca.

Na semana passada, disse o vereador, uma mãe de apenas 18 anos saiu de casa, no bairro Novo Israel, dizendo aos vizinhos que era “rapidinho”.

“A adolescente, que é dependente química, ficou mais de 24 horas fora, enquanto os dois filhos pequenos ficaram trancados num quarto sem ventilação”, lembra o vereador.

O caso foi denunciado à Polícia Militar, que resgatou as crianças, que estavam sujas, desidratadas e com fome.

Dallas Filho ressaltou que estamos vivendo num mundo onde as festas, a bebida e as drogas se tornaram mais importantes do que o convívio familiar. “Também enfrentamos o sério problema das famílias desestruturadas, a maioria vivendo em situação de baixa renda, em submoradias em bairros da periferia”, destacou.

Segundo o parlamentar, o aumento de casos de gravidez na adolescência, sem apoio familiar, também contribui para o abandono de crianças.

“Precisamos valorizar os laços familiares, resgatar a importância da família como estrutura que mantém a sociedade no caminho certo. Sem a valorização da família, estamos condenados ao fim da nossa sociedade”, concluiu o vereador.