Bolsonaro receberá título de cidadão do Amazonas, estado pivô da CPI da Covid

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou nesta terça-feira (20) projeto de lei do deputado Delegado Péricles (PSL) que concede ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o título de cidadão amazonense. A proposta foi apresentada e aprovada em regime de urgência em poucas horas.

As ações e omissões do governo federal no combate à pandemia, especialmente no Amazonas, são ponto central das investigações a ser feitas pela CPI da Covid, a ser instalada na próxima terça-feira (27) pelo Senado Federal. No início do ano, Manaus vivenciou um dos mais trágicos momentos da crise sanitária no país. A falta de oxigênio e o sistema de saúde em colapso levaram à morte de dezenas de pacientes, muitos deles sufocados, sem a estrutura de atendimento necessária.

No projeto, o deputado estadual não cita nenhuma ação específica de Bolsonaro justificando o título a ser concedido. O parlamentar cita apenas a trajetória política do presidente até ser eleito ao Planalto em 2018.

O texto foi aprovado por ampla maioria. De acordo com o G1, dos 24 deputados estaduais, três não estavam presentes, e 19 apoiaram conceder o título a Bolsonaro. Serafim Correa (PSB) foi o único a votar contra a medida.

“O presidente Bolsonaro não tem sido amigo da Amazônia, do Amazonas e nem de Manaus. Ele subestimou a pandemia, ele não comprou vacina quando era para comprar, o senhor ministro negligenciou na crise do oxigênio, e tudo isso tem trazido sofrimentos para o nosso povo […] A Zona Franca segue sendo atacada e o ministro Paulo Guedes faz cara de paisagem”, criticou Correa.

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) chegou a fazer críticas ao governo federal, mas, na votação, se absteve. “Do jeito que o presidente se comporta, simplesmente dói para nós, cidadãos amazonenses [..] Qual é a política de desenvolvimento do Bolsonaro para o Brasil, para o Amazonas?”, afirmou. Ao dizer que iria se abster, o parlamentar ponderou ter esperança de que, ao vir ao estado receber a honraria, Bolsonaro não use a ocasião para fazer campanha política.

As redes sociais do Delegado Péricles, autor do projeto de lei, deixam clara a postura de fiel bolsonarista do parlamentar. Na discussão da proposta na assembleia e também nas redes sociais, após a medida ser aprovada, o deputado exaltou o o presidente da República dizendo que o título de cidadão do Amazonas é um “reconhecimento justíssimo por todo o trabalho já realizado por ele pelo nosso estado”.

 

O deputado estadual ajuda a ecoar no estado pautas defendidas pelo governo federal. O parlamentar foi um dos defensores da ampliação do escopo da CPI da Covid para que o foco não fosse apenas a atuação de Bolsonaro.

Na mesma linha do discurso do presidente da República, Péricles, por exemplo, cita que o governo federal tem cumprido seu papel ao distribuir as vacinas contra a covid-19. A demora na vacinação da população seria por falhas dos gestores estaduais ou municipais. Em plenário, o deputado afirmou que o Ministério da Saúde já destinou ao Amazonas quase 1,5 milhão de vacinas, mas que menos de 500 mil doses teriam sido aplicadas.

Perícles é presidente de uma CPI instaurada em maio do ano passado pela Aleam para apurar os gastos na saúde durante a pandemia gerada pelo coronavírus. Em janeiro, ele entregou pessoalmente ao então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, relatório com os resultados do trabalho da comissão.

Fiel bolsonarista

Em seu perfil no Facebook, o deputado amazonense possui um rol de postagens em defesa de Bolsonaro. Péricles chegou a convocar a população a, no meio da pandemia, participar de manifestações em apoio ao governo federal.

Além de fotos com o presidente, há registros do deputado com o filho de Jair, Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PSL-SP), a quem Péricles chama de “amigo”. As postagens também mostram o trabalho do deputado estadual na criação do Aliança, partido político que Bolsonaro pretende fundar. Nos registros aparece até mesmo foto de Péricles com também bolsonarista deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que está preso em regime domiciliar. Veja algumas das fotos:

 

Eduardo Bolsonaro em café da manhã com Delegado Péricles, foto postada em setembro de 2020

Reprodução/Facebook
O então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o deputado estadual em foto postada em setembro de 2020

Reprodução/Facebook
O deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ) e Delegado Péricles, em foto postada em agosto de 2020

Reprodução/Facebook
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) e o deputado estadual em foto postada em agosto de 202

Reprodução/Facebook