Caravana de deputados parte para conhecer a BR-319 e suas comunidades

A Caravana da BR-319, organizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para percorrer o trecho da rodovia entre Manaus e Humaitá, e também um trecho da BR-230, entre Humaitá e Lábrea, saiu da sede do Poder Legislativo às 16h desta terça-feira (14). A comitiva de deputados vai mapear as condições favoráveis e críticas da rodovia e conhecer as demandas da população dessas localidades. “Vamos conhecer a realidade da estrada sobre a qual muito se fala, mas que poucos conhecem. E essa viagem também vai servir para sabermos a realidade das pessoas que lá vivem. É muito fácil decidirmos a vida das pessoas sem sabermos o que elas precisam e anseiam”, explicou o presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSD).

Para o deputado David Almeida a viagem vai atender a uma população pouco ouvida. “Todos sabem a importância dessa estrada para integração do Amazonas e da região amazônica. Mas essa estrada também é importante para os brasileiros que vivem nesse território isolado e que sem dúvida alguma precisam de maior atenção do poder público”, esclareceu.

O deputado Platiny Soares (DEM) enfatizou a importância da união de forças para a reativação da estrada. “Precisamos agora unir forças e fazer chegar até Brasília esse pleito e que o Governo Federal olhe para o Amazonas como olha para outros estados. Semana passada foi anunciado que uma BR no estado do Acre, nas mesmas condições da BR-319, entrou no Programa Alavancar e terá um grande volume de recursos para asfaltamento. Nós precisamos colocar o Amazonas dentro da agenda política do Governo Federal”, pontuou.

A comitiva será acompanhada por um grupo de apoio de 13 homens do Exército Brasileiro, que é representado pelo assessor adjunto de relações Institucionais do Comando Militar da Amazônia (CMA), Coronel Dovanil Ferraz. “Estou aqui para colaborar e esclarecer quaisquer questões em relação à presença do Exército no futuro em relação a BR-319, em como ele poderá ou não atuar na estrada. Além disso, nosso apoio conta com uma equipe da área médica, mecânica e de telecomunicações, com um operador de rádio com telefone via satélite”, explicou.

Também participam da viagem oficial os deputados estaduais Abdala Fraxe (Podemos), e Francisco Souza (Podemos), além da vereadora de Manaus Joana D’Arc Protetora dos Animais (PR).  A partir da viagem será redigido um relatório que deve ser apresentado pela bancada estadual e federal do Amazonas em Audiências em Brasília com os ministérios da Casa Civil, Transportes e Meio Ambiente, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O retorno da caravana para Manaus acontece no sábado (18).