Os municípios de Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Iranduba receberão, no início de 2018, postos do Sine (Sistema Nacional de Emprego), vinculados à secretaria estadual do Trabalho (Setrab).
Nos postos do Sine serão oferecidos os serviços de emissão de Carteira de Trabalho, cadastro no Seguro Desemprego e encaminhamento para vagas de trabalho.
A Setrab iniciou conversa com as prefeituras e com o ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para instalação dos postos no interior do Amazonas. Os acordos devem ser assinados nas próximas semanas.
O secretario estadual do Trabalho, Dallas Filho, disse que está seguindo a determinação do governador Amazonino Mendes, que ordenou que as secretarias levassem seus serviços ao interior. “O governo do Estado vai ampliar os atendimentos oferecidos ao interior. Estamos trabalhando para agilizar a parceria com as prefeituras”, afirmou o secretário.
Nos próximos 30 dias, equipes da Setrab visitarão os municípios que receberão postos do Sine. A ideia é analisar a demanda por serviços e encontrar locais onde os postos serão instalados.
A visita também analisará a qualidade da internet para transmissão de dados. “Os postos no interior vão funcionar interligados à Setrab, em Manaus, e ao cadastro nacional do ministério do Trabalho, em Brasília. Por isso a internet é tão importante”, explicou Dallas Filho.
Há três anos a Setrab planeja instalar postos do Sine no interior, porém a proposta jamais saiu do papel. O único posto instalado no interior funcionava no município de Tefé e atendia outras localidades como Alvarães, Uarini e Maraã. Em 2013 o posto foi fechado pelo Governo do Estado devido a contenção de despesas.