David Almeida lança Campanha “Recóleo” que dará destinação adequada do óleo de cozinha

Inicialmente, todo o óleo de cozinha arrecadado na Aleam será doado à Associação de Catadores Nova Reclica e ajudará na renda de 20 famílias de catadores.

Preocupado com as questões ambientais, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), lançou nesta segunda-feira, 24, a segunda fase da Campanha Recicla Aleam, com o intuito de conscientizar os servidores da Casa acerca da importância da preservação da natureza, por meio de ações práticas realizadas pela Casa. A segunda fase, intitulada “Recóleo”, vai promover o descarte adequado do óleo de cozinha.

No hall de entrada da Casa, foi montado um posto de coleta do produto, onde já foram entregues por servidores o material em garrafas pet’s. O recolhimento será feito até o dia 26 de maio, e o montante será destinado à Associação de Catadores Nova Reclica.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo (Abiove), o Brasil produz mais de três bilhões de litros de óleos vegetais por ano, no entanto, apenas 10{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} são destinados corretamente.

Durante a solenidade, David Almeida convocou os servidores da Casa a aderirem a Campanha. O parlamentar lembrou que a Assembleia aprovou em 2015 um Projeto de Lei, de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT), a qual prevê a destinação correta do produto, e que a ação é uma maneira de dar exemplo à sociedade. Almeida destacou ainda que o óleo vegetal prejudica o meio ambiente, mas se reciclado pode se transformar em sabão, biodiesel, velas e tinta.

“A Assembleia aprovou uma Lei 243/2015 que fala exatamente da coleta e destinação desses resíduos. Cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, então, se nós fizermos a nossa parte com a destinação correta do óleo vegetal, sem dúvida alguma contribuiremos e estaremos fazendo a nossa parte para um mundo melhor. Quero, a partir desta campanha, conscientizar todos os servidores da Casa e que essa iniciativa da Assembleia em cumprir essa Lei estadual possa sair do prédio da Assembleia para a sociedade. A Assembleia aprovou e agora está cumprindo a lei, através deste programa na gestão atual da Casa. Isso contribui para a construção de um mundo melhor”, afirmou.

David Almeida parabenizou o deputado Adjuto Afonso, que não pode estar presente no evento de lançamento, por estar cumprindo agenda fora do Estado. “Quero parabenizar o deputado Adjuto Afonso e quero que sua assessoria, aqui presente, possa transmitir a ele, que a Assembleia está em parceria para que possamos cumprir essa lei”, destacou.
O Presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam, deputado Luiz Castro (REDE), participou do evento e elogiou a iniciativa da presidência da Assembleia em atentar para questões ambientais. Na avaliação dele, a população precisa do exemplo do poder público para ser estimulada a mudar suas práticas.

“É muito importante que a Casa Legislativa esteja executando a tarefa de dar o bom exemplo para toda sociedade. Eu apoio essa iniciativa e torço para que outros gestores em outras esferas façam o mesmo, porque é do bom exemplo do poder público que poderemos exigir que a iniciativa privada cumpra os requisitos da Lei. O poder público é muito ‘faça o que eu digo e não faça o que eu faço’. Quando o poder público se tornar exemplar, vai exercer uma influência sobre a sociedade. Estamos indo no caminho certo”, destacou.

O presidente agradeceu a parceria do deputado Luiz Castro, por meio da Comissão de Meio Ambiente, bem como, o deputado Platiny Soares (DEM), que com a Comissão de Assuntos Municipais também está contribuindo para o desenvolvimento da Campanha na Aleam.

Renda extra

Todo o óleo de cozinha arrecadado na Assembleia será doado à Associação de Catadores Nova Reclica, que fica no bairro Cidade de Deus. De acordo com a Secretária Executiva da Nova Recicla Rosângela Ferreira, 20 famílias de catadores serão beneficiados com a doação, o que ajudará a aumentar a renda dessas famílias.

“Enquanto os homens são catadores de papel e papelão, as mulheres fazem artesanato, só que não está dando muito lucro o artesanato. A gente acredita que com a doação de óleo, poderemos produzir sabão e velas e complementar nossa renda”, ressaltou.

Responsável pela Campanha Recicla Aleam, a diretora de Modernização e Planejamento da Assembleia Legislativa, Socorro Siqueira, explicou que após o período de coleta, o Instituto Japiim vai promover oficinas com os catadores para ensinar as técnicas de produção de materiais oriundo do óleo vegetal.

“O Instituto Japiim foi quem doou os coletores e fará as oficinas, não só para os catadores, mas para a comunidade que fica no entorno da Associação Nova Recicla”, contou.