Desembargadora e ex-presidente do TJ da Bahia é presa pela Polícia Federal

Maria do Socorro Barreto Santiago, desembargadora e ex-presidente do TJ (Tribunal de Justiça) da Bahia, foi presa de forma preventiva na manhã desta 6ª feira (29.dez.2019) pela PF (Polícia Federal).

O mandado foi assinado pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Og Fernandes à pedido da PGR (Procuradoria Geral da República).

A ação é uma nova etapa da Operação Faroeste, batizada de Operação Joia da Coroa. As investigações apontam 1 esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste baiano.

Juiz determina que Neymar pague multa de R$ 88 milhões para União

A suspeita é de que pelo menos 360 mil hectares tenham sido objeto do grupo, que envolve magistrados e servidores do TJ-BA, advogados e produtores rurais. Outros crimes investigados são corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

A desembargadora estava afastada das suas funções por decisão judicial desde 3ª feira (19.nov), ocasião em que o atual presidente do TJ-BA também foi afastado. A PF diz que Maria do Socorro “estaria destruindo provas e descumprindo a ordem de não manter contato com funcionários”. A Operação Joia da Coroa  cumpriu outros 3 mandados de busca e apreensão e converteu 4 prisões temporárias em preventivas.

O OUTRO LADO

O advogado João Daniel Jacobina Brandão, que representa a magistrada, disse ao jornal Folha de São Paulo que foi surpreendido pela prisão. Disse também que a cliente não chegou a ser ouvida pela Justiça. “Acreditamos que esta prisão seja revogada assim que ela prestar o seu depoimento. Ela irá explicar todos os pontos que estão sendo questionados”, declarou o advogado.