Dr. Ewerton Wanderley cobra por mais segurança nas Unidades Básicas de Saúde

MANAUS 22.05.17 VEREADOR DR_EWERTON WANDERLEY (PPL) DURANTE SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM.

O vereador Dr. Ewerton Wanderley (PPL) durante pronunciamento, na manhã desta segunda-feira (22), na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), voltou a cobrar do Poder Público mais segurança para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo o parlamentar, funcionários e pacientes têm convivido com a violência diariamente.

O parlamentar, que por várias vezes traz a questão da segurança nas unidades de saúde em seus discursos, solicitou que medidas urgentes sejam tomadas pelo chefe do Executivo, como à disponibilidade de, pelo menos, um guarda municipal em cada UBS.

O vereador, que também é medico e presta atendimento em UBSs, relatou que na semana passada uma unidade localizada na zona Leste foi alvo de dois assaltantes. “Vários pacientes daquela unidade tiveram que ser transferidos para outra unidade de saúde em função do colapso emocional sofrido por conta da violência”, disse Dr. Ewerton.

Conforme o parlamentar, os funcionários das unidades básicas não sabem mais onde guardar os seus pertences. “Não sabemos se os assaltantes vão nos abordar na rua, dentro do carro, ou dentro do consultório para levar os nossos pertences”, observou o vereador.

Dr. Ewerton ressaltou ainda, dados da própria Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em que foram registrados 129 assaltos em unidades de saúde, nos dois últimos anos. “É preciso combater esse tipo de crime contra funcionários e pacientes que vivem refém da violência de vândalos”, finalizou o parlamentar.

Valdete Araújo – Dircom/CMM

Foto: Tiago Corrêa – Dircom/CMM