Equipe da Derfd prende grupo especializado em roubos a residências de condomínios de luxo em Manaus

Com o intuito de desarticular e prender integrantes de uma quadrilha especializada em roubos a residências de condomínios de luxo na capital, as equipes da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), sob o comando do delegado Adriano Felix, titular da unidade policial, deflagraram ação policial na última sexta-feira, dia 1º de setembro, e domingo, dia 3, que resultou nas prisões de Kevin de Andrade Filgueiras, 22; Raimundo Pereira da Silva, 39; Wagner Quadros, 32, e Geanderson Fernandes Ribeiro, 26, em cumprimento a mandados de prisão preventiva por roubo majorado e associação criminosa.

O grupo foi apresentado na manhã desta segunda-feira, dia 4, às 10h30, no prédio da Derfd, na zona Centro-Oeste da cidade. De acordo com o delegado Adriano Felix, o bando é investigado pela autoria de cinco roubos a condomínios de luxo em Manaus. As prisões de Kevin e Wagner foram efetuadas na manhã da última sexta-feira, por volta das 10h, em via pública, na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.

Em continuidade às diligências, as equipes da especializada prenderam Raimundo na tarde de sexta-feira, por volta das 16h, em uma residência localizada no beco das Flores, também no bairro Compensa. Geanderson foi preso na noite de domingo, dia 3, por volta das 23h, em via pública, no bairro Vila da Prata, zona Oeste. As ordens judiciais em nome dos infratores foram expedidas no dia 15 de agosto do ano corrente, pela juíza Andrea Jane Silva de Medeiros, da 5ª Vara Criminal.

Durante a coletiva o titular da Derfd informou que o primeiro roubo cometido pelo grupo aconteceu no dia 25 de março deste ano, a uma casa em um condomínio situado no bairro Ponta Negra, zona Oeste da cidade. No dia 24 de maio deste ano, o grupo roubou uma residência em um condomínio localizado na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O terceiro roubo ocorreu no último dia 20 de julho, em um condomínio no bairro Tarumã, zona Oeste. O bando roubou uma residência de um condomínio situado na Avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da cidade, no dia 23 de julho deste ano. Ainda em julho, os infratores roubaram outra casa em um condomínio localizado no bairro Ponta Negra, zona Oeste.

“Até o momento o bando roubou cinco residências de alto padrão. Não descartamos a possibilidade dessa associação ter agido em outros condomínios, tendo em vista que alguns integrantes do grupo compraram terrenos na zona Norte da capital e veículos que davam apoio nas ações criminosas. O prejuízo das famílias que foram vítimas dessa associação está em torno de R$ 500 mil. Só em uma das residências eles roubaram mais de R$ 300 mil em joias”, afirmou o titular da Derfd.

Com o bando foram apreendidas duas espingardas de ar comprido; um veículo modelo Corsa Hatch, de cor prata e placas NOK – 2896, utilizado nos delitos; três notebooks, um tablet, dois aparelhos celulares, duas guitarras, uma mesa de som, dois videogames, um data show, relógios e joias das vítimas, além certa quantia em bolívar venezuelano.

Felix destacou que os líderes da quadrilha eram Kevin e um homem identificado como Diego da Silva Barbosa, encontrado morto no dia 4 de agosto deste ano, em um ramal da rodovia Manoel Urbano, no município de Iranduba, distante 27 quilômetros em linha reta da capital. Kevin e Diego ficavam com a maior parcela dos bens provenientes dos roubos. Durante as investigações foi constatado que Diego, antes de morrer, utilizou parte do dinheiro adquirido com os delitos na compra de uma casa, na zona Norte, e para adquirir um veículo da montadora Volkswagen, modelo New Beetle, de cor vermelha e placas JXY – 6006, que também foi apreendido durante a ação.

A autoridade policial disse, ainda, que o grupo é conhecido como associação criminosa dos “Ninjas”. “Eles chegavam nas residências com roupas pretas, usando balaclavas e luvas. O bando só agia de madrugada, entre 2h e 4h, e levava sempre um veículo das vítimas. No roubo ocorrido no condomínio situado na Avenida Torquato Tapajós, além de subtraírem um dos veículos da família para empreenderem fuga do local, os infratores levaram a filha do proprietário da casa onde realizaram o roubo. A jovem foi abandonada com o carro roubado no bairro Glória, zona Oeste da capital”, ressaltou o delegado.

Para finalizar, o titular da Derfd informou que o sexto integrante do bando, identificado como Cristiano Cavalcante da Costa, está sendo procurado pelas equipes da especializada. “As investigações em tono desses roubos irão continuar, até prendermos Cristiano. Também estamos tentando identificar os receptadores dos produtos roubados pelo bando”, concluiu Felix.

Na unidade policial, durante consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), foi contatado que Kevin possui duas passagens pela polícia por furto. Ao término dos procedimentos cabíveis na especializada, Kevin, Raimundo, Wagner e Geanderson serão conduzidos ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irão permanecer à disposição da Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui