EUA mira no petróleo para atingir Maduro e faz apelo a militares

Opositor venezuelano Juan Guaidó em 27 de janeiro de 2019 em Caracas

Os Estados Unidos aumentaram nesta segunda-feira a pressão contra o presidente Nicolás Maduro na Venezuela, com sanções à estatal petroleira PDVSA, sua principal fonte de receitas, e um pedidos aos militares venezuelanos a aceitar uma transferência “pacífica” do poder ao opositor Juan Guaidó.

A crise política na Venezuela, que em uma semana de manifestações que deixou 35 mortos e 850 detidos segundo várias ONGs. O papa Francisco nesta segunda-feira disse temer um “derramamento de sangue”.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Jogo de cartas marcadas: Bolivianos votam em inéditas e polêmicas prévias presidenciais

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que as sanções impedem Maduro de desviar ativos da Venezuela até que o poder possa ser transferido a um governo de transição ou a um novo governo eleito democraticamente.

“Pedimos aos nossos aliados e parceiros que se unam aos Estados Unidos em reconhecer o presidente interino Guaidó e impeça que Maduro possa acessar os fundos”, disse da Casa Branca.

Enquanto isso, Guaidó anunciava em Caracas que seu governo assumia o controle dos ativos da Venezuela.

“A partir deste momento, iniciamos a tomada do controle progressivo e ordenado dos ativos de nossa República no exterior para impedir que, em sua etapa de saída (…), o usurpador e sua gangue tentem ‘raspar a panela'”, declarou, em um comunicado difundido nas redes sociais.

Em nota, Guaidó, presidente do Parlamento de maioria opositora, assegurou que vai começar o processo de nomeação das juntas diretivas da PDVSA e da Citgo para “iniciar a recuperação da nossa indústria, que hoje passa por um momento obscuro”.

Guaidó ressaltou que vai propor ao Congresso que tome “as medidas necessárias para garantir a maior transparência e o controle no uso” destes recursos.

– 5.000 soldados na Colômbia –

Em seu esforço por forçar uma mudança na Venezuela, Washington dirigiu-se diretamente os militares, principal apoio de Maduro.

“Pedimos ao Exército venezuelano e às forças de segurança que aceitem a transição pacífica, democrática e constitucional do poder”, disse Bolton em coletiva de imprensa, na qual reafirmou, como fez o presidente Donald Trump, que em relação a uma possível intervenção militar americana “todas as opções” estão sobre a mesa.

“Até certo ponto, isto começou”, disse. “Vimos o pessoal militar e oficial venezuelano atender a este chamado”.

Bolton mencionou o caso do adido militar da Venezuela em Washington, coronel José Luis Silva, que no fim de semana rompeu fileiras com Maduro, assim como o da cônsul de Miami, Scarlet Salazar, que informou seu apoio a Guaidó em um vídeo difundido nesta segunda-feira.

Consultado se Trump consideraria envolver de alguma forma o exército americano na Venezuela, Bolton respondeu: “O presidente deixou claro neste assunto que todas as opções estão sobre a mesa”.

Bolton reiterou, ainda, que os Estados Unidos responsabilizarão as forças de segurança venezuelanas pela segurança de todo o pessoal diplomático americano na Venezuela, assim como da Assembleia Nacional e do presidente Guaidó.

“Qualquer violência contra estes grupos significará um ataque ao Estado de direito e terá uma resposta significativa”, afirmou.

Bolton fez questão de não esconder suas anotações quando anunciou à imprensa as novas sanções contra a Venezuela. Em seu caderninho era possível ler “5.000 soldados na Colômbia”.

Consultado pela AFP sobre o significado da frase, um alto funcionário americano disse não ter informações que confirmem esses números.

– Citgo pode continuar operando –

O secretário do Tesouro americano enfatizou que as sanções à PDVSA “ajudarão a evitar que Maduro desvie os ativos da Venezuela e os conserve para o povo da Venezuela”.

“O caminho para o alívio das sanções para a PDVSA é através da transferência expedita de seu controle ao presidente interino ou a um governo posterior, eleito democraticamente”, afirmou Mnuchin.

Mnuchin esclareceu no entanto que a filial da PDVSA nos Estados Unidos, a Citgo, poderá manter suas operações, desde que seus lucros sejam depositados em uma conta bloqueada nos Estados Unidos.

De Caracas, Maduro anunciou que tomará ações legais contra a decisão dos Estados Unidos de impor sanções à PDVSA.

“Dei instruções precisas ao presidente da PDVSA de iniciar as ações políticas, legais, ante tribunais americanos e do mundo, para defender a propriedade e a riqueza da (sua filial) Citgo”, assegurou Maduro, na televisão estatal.

Os Estados Unidos emitiram licenças temporárias para garantir que as refinarias dos Estados Unidos, do Caribe e da Europa que dependem do petróleo crudo venezuelano possam continuar comprando petróleo da PDVSA, afirmou Mnuchin, embora tenha acrescentado que já estão sendo procuradas outras fontes.

Nesta segunda-feira, o governo de Maduro desvalorizou em 34,83{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} a moeda local equiparando a taxa de câmbio ao do dólar paralelo, algo que especialistas pediam para enfrentar a grave crise econômica no país.

O ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, advertiu que a crise venezuelana poderá romper “o equilíbrio do mercado” petroleiro.