O governador do Amazonas, David Almeida, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, deverão reunir-se nesta sexta-feira, 12 de maio. Um dos assuntos da pauta de reunião será a possibilidades da volta do acordo em que o Governo do Estado concede subsídios fiscais às empresas de Transporte Coletivo para a redução do preço da passagem de ônibus em Manaus.
“O governo vai abrir mão de receita em prol da população. O dinheiro é da população. Eu quero propor ao prefeito Arthur a reedição desse acordo, mas eu dependo das análises dos custos da Prefeitura. Então, irei ao prefeito (Arthur) levar essa proposta. Eu não sei se é possível, mas preciso levar ao prefeito. Mas a minha intenção é dar subsídio do diesel para que possamos diminuir os custos da passagem de ônibus de Manaus”, revelou David Almeida durante a posse de sete novos secretários estaduais do Governo do Amazonas.
No mesmo dia, David Almeida reunirá com a Prefeitura de Parintins, os presidentes do bumbás Garantido e Caprichoso e com os executivos da Coca-Cola para tratar do apoio ao Festival Folclórico de Parintins deste ano. O governador também vai conversar com os prefeitos do interior do Estado, a partir da próxima semana, para dar andamento em ações e assinar ordem de serviços de projetos que precisam de celeridade no Estado.
Com as mudanças nas secretarias, o governador garante que os novos secretários vão otimizar o tempo para efetivar as políticas públicas, ao lado daqueles que permaneceram nos cargos das secretarias. A solenidade de posse aconteceu nesta quinta-feira (11), no auditório da Sede do Governo do Amazonas, bairro Compensa I, zona oeste de Manaus.
“Vamos nesse curto espaço de tempo buscar implementar as políticas públicas que já estavam planejadas. Algumas coisas vão mudar, porque vamos direcionar uns investimentos que estão planejados dentro das nossas condições e possibilidades e implementar o mais rápido possível. Semana que vem vou reunir com os prefeitos para fazer o levantamento de tudo aquilo que tinha sido planejado e acordado em reuniões com eles (prefeitos). Queremos, dentro do organograma, articular e dar celeridade para realizá-los dando ordem de serviços”.
O critério da capacidade e competência foram os fatores decisivos para a posse dos atuais secretários, conforme David Almeida. “Temos uma média de 77 órgãos, mas mexi em menos de 10{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} deles para não atrapalhar um planejamento feito antes. Eu não posso mudar tudo porque o tempo é escasso. Mas, o tempo que eu tiver, vou acelerar para efetivar as ações necessárias para a população”, explicou o governador.
Posses – Na Procuradoria Geral do Estado (PGE), tomou posse Tadeu de Souza Silva, em substituição à Heloysa Simonetti Teixeira; na Secretaria de Fazenda (Sefaz), Francisco Arnóbio Bezerra substituiu Jorge Jatahy; na Secretaria de Saúde (Susam), Vander Araújo substitui a enfermeira Mercedes Gomes; na Secretaria de Educação (Seduc), Arone do Nascimento Bentes, substitui Algemiro Lima; na Secretaria de Produção Rural (Sepror), José Cidenei Lobo assume o cargo em substituição a Hamilton Casara. Na Secom, Claudio Barboza substitui Amaral Augusto, e a nova presidente de honra, do Fundo de Promoção Social (FPS) é Socorro Siqueira.
O novo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Lúcio Flavio do Rosário, também foi um dos novos nomes da equipe de governo anunciados pelo governador, embora o ato de transição de cargo se dará no próprio órgão. O governador disse que vai prosseguir com as mudanças previstas para a Secretaria de Estado de Planejamento, Ciência e Tecnologia (Seplancti). A secretaria possui atualmente seis pastas que deverão ser divididas para melhor atender as demandas da pasta.
Agilidade – Para os secretários de Saúde e Educação, os compromissos nas pastas estarão pautados pelas diretrizes do governador David Almeida, que é o de garantir eficiência e solução nas ações durante a gestão. “Vamos trabalhar nesse tempo com uma grande abertura do diálogo com os professores. Desde ontem já estávamos dentro das salas de aulas. Vamos conduzir o trabalho articulando capital e interior e vamos fazer com que a equipe trabalhe. O que queremos é que o professor esteja bem, tenham as aulas e de fato a população veja que tenha um comando”, afirmou o secretário da Seduc, Arone Bentes.
O secretário da Susam, Vander Araújo, comentou que irá fazer uma administração baseada na transparência e voltada para a resolução de problemas da população. “Precisamos resolver os problemas existentes e ver o que tem de bom para dar continuidade, porque há coisas sim boas. Será uma administração de transparência e todos vão poder acompanhar o que vamos fazer para resolver os problemas da população. E vamos a atender de uma forma rápida e efetiva”.