Governador eleito Amazonino é recebido pelo presidente Temer

Brasília (DF) – Eleito governador do Amazonas com 782.933 votos (59,21{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c}), Amazonino Mendes (PDT) foi recebido pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para discutir sobre assuntos econômicos do Estado.

No início da noite desta segunda-feira (28), Amazonino Mendes, ao lado do senador Omar Aziz (PSD), dos deputados federais Pauderney Avelino (DEM), Hissa Abrahão (PDT) e Silas Câmara (PRB), apresentou as dificuldades relacionadas à Zona Franca de Manaus (ZFM) e pediu ao presidente Temer que assista à economia amazonense.

“Foi um encontro protocolar, em que aproveitamos para conversar sobre economia do Estado, com as intervenções dos deputados federais Silas, Pauderney e Hissa, além do senador Omar. Manifestamos ao presidente a enorme preocupação que nos assola pelo fato de que a Zona Franca está funcionando pela metade”, comentou.

O governador eleito enfatizou a Michel Temer que diversos assuntos de interesses do Estado estão pendentes. “O Estado precisa de socorro. O presidente não se negou, embora todo o Brasil peça ajuda no Palácio do Planalto. O presidente entende a nossa angústia”, frisou.

Questionado sobre a Lei da Convalidação (PLP 160/2017), que ameaça à ZFM, Amazonino informou que não tratou sobre o tema com o presidente da República, em razão de ainda não ter assumido o mandato. “Seria um ato indelicado, no primeiro encontro protocolar, de alguém que sequer assumiu o governo. Ele (Michel Temer) abre a porta do palácio com muita vontade de ajudar o Estado. A reunião, embora protocolar, foi preliminar no sentido das nossas reivindicações futuras para o presidente”, argumentou.

Indústria e Comércio

Após reunir-se com o presidente Temer, o governador eleito seguiu com a comitiva de parlamentares até o Ministério da Industria, Comércio, Exterior e Serviços (MDIC), em que foi recebido pelo titular da pasta, ministro Marcos Pereira. Na reunião, o governador debateu sobre as ameaças às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Os deputados Pauderney e Silas capitanearam a reunião para discutir assuntos pendentes sobre o P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e que prejudicam as empresas da Zona Franca. O ministro se colocou com muito boa intenção e saímos daqui tranquilos em relação ao problema”,

 TCE

Pela manhã, em Manaus, Amazonino Mendes (PDT) visitou o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Moutinho, e pediu à corte da Casa a suspensão dos pagamentos não essenciais realizados pelo governador interino David Almeida. 

Fotos: Alan Santos/L.Barbosa