Justiça argentina prende o ex-vice-presidente Amado Boudou, por corrupção

Amado Boudou, ex-vice-presidente da Argentina, foi preso nesta sexta-feira em Buenos Aires, acusado de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro, segundo informam veículos locais. O político é a segunda grande liderança da ex-presidente Cristina Kirchner, de quem foi o número 2 entre 2011 e 2015, presa nos últimos dias. 
A polícia prendeu Boudou e seu sócio José Maria de Nuñez Carmona em Porto Madero, bairro de classe alta da capital argentina, por corrupção. As acusações dizem respeito ao período no qual ele ocupou o cargo de ministro da Economia entre 2009 e 2011, no primeiro mandato de Kirchner. 
Segundo o juiz Ariel Lijo, responsável por emitir o mandato de detenção, Boudou foi detido provisoriamente para não atrapalhar no andamento das investigações. O advogado do acusado, Eduardo Durañona, disse estar “surpreso” com a prisão do ex-vice-presidente, e citou o fato de Boudou ter sua saída do país autorizada pelo Congresso, “pois não havia a possibilidade de criar obstáculos ao caso ou de fugir”. 
O ex-ministro do Planejamento da peronista populista e muito corrupta Cristina Kirchner, Julio De Vido, foi preso no dia 25 de outubro, também acusado de corrupção. A ex-presidente, por sua vez, foi formalmente acusada de lavagem de dinheiro em abril.