Lula tem 44%, e Bolsonaro, 34% no 1º turno, menor distância na Quaest

Diferença entre Lula e Jair Bolsonaro caiu para dez pontos, menor patamar registrado pela pesquisa

A nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (7/9), aponta que Jair Bolsonaro diminuiu a distância para Lula para dez pontos, o menor patamar da série do levantamento. Em relação à pesquisa mais recente, no último dia 31, Lula segue com 44%, ao passo que Bolsonaro foi a 34%, oscilando dois pontos para cima, dentro da margem de erro. Os números são do cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados aos entrevistados.

Bolsonaro, do PL, e Lula, do PT, têm variado dentro da margem de erro nos últimos levantamentos. Em 3 de agosto, as intenções de voto eram 44% a 32%, com vantagem ao petista. Duas semanas depois, 45% a 33%. No dia 31, voltaram a 44% a 32%. Agora, nesta quarta-feira (7/9), as intenções de voto estão em 44% a 34%.

Completaram a lista do cenário estimulado Ciro Gomes, do PDT, com 7%; Simone Tebet, do MDB, com 4%; Felipe D’Ávila, do Novo, com 1%; e Soraya Thronicke, do União Brasil, com 1%. Indecisos são 5%. Brancos, nulos e não vão votar, 4%.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. No cenário espontâneo, que não oferece aos entrevistados os nomes dos presidenciáveis, Lula está com 34%; Bolsonaro, 29%; e Ciro Gomes, 2%. Indecisos são 30%. Brancos, nulos e não vão votar, 2%.

No cenário de segundo turno, Lula está com 51%, ante 39% de Bolsonaro. Em comparação à semana passada, Lula manteve o mesmo patamar, enquanto Bolsonaro oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro.

Entre 1º e 4 de setembro, a Quaest fez 2 mil entrevistas pessoais com eleitores a partir de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos. O nível de confiança, 95%.