Marcel Alexandre é eleito novo Corregedor da Câmara Municipal de Manaus

MANAUS, 06/11/17 VEREADOR MARCEL ALEXANDRE (PMDB) FOI ELEITO NOVO CORREGEDOR DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Com 30 votos e apenas uma abstenção, o vereador Marcel Alexandre (PMDB) foi eleito novo Corregedor da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em eleição presidida pelo vereador Wilker Barreto (PHS), nesta segunda-feira (6), após a Ordem do Dia, durante Sessão Ordinária. Marcel Alexandre, único candidato inscrito, foi aclamado Corregedor quase que por unanimidade dos presentes, não fosse a abstenção do vereador Plínio Valério (PSDB), autor do requerimento que resultou na eleição para o cargo, conforme previsto no Artigo 19 do Regimento Interno.

Marcel Alexandre ocupa agora o cargo da Mesa Diretora para o biênio que encerra no dia 31/12/2018, em substituição ao vereador licenciado Diego Afonso (PDT), que deixou o cargo para assumir a secretaria de Secretaria de Política Fundiária do Estado do Amazonas (SPF) e a Superintendência de Habitação no Amazonas (Suhab), na administração do governador Amazonino Mendes (PDT).

“Quero agradecer a movimentação da bancada em minha direção e o apoio dos meus colegas. É uma responsabilidade muito grande e quero dizer que estou comprometido com a manutenção do decoro, ordem e disciplina, zelando sempre pelo nosso Regimento Interno”, assegurou o vereador.

Marcel Alexandre, que já foi líder do Executivo Municipal na Casa, 1º Vice-Presidente da Câmara no biênio 2011/12 e chegou a ocupar o cargo de prefeito do município, agradeceu o apoio dos colegas e disse que todos podem contar com ele para o zelo do mandato de cada um. “É muito difícil e desafiador conseguir o mandato de vereador e quero contribuir com todos”, afirmou.

Essas suas experiências, como destacou, inspiraram a confiança em torno de seu nome. “É um privilégio, mas acima desse privilégio tem a responsabilidade. Não é fácil ser Corregedor, temos que zelar pelo Regimento Interno, pela vida dos vereadores e manter a ordem. Os atributos são grandes, honrosos no que diz respeito à confiabilidade, mas tem muito do que diz respeito à responsabilidade porque até vivemos um tempo de crise política grande. Temos que fazer um bom trabalho para representar bem a Casa e os vereadores”, reafirmou.

Votaram no candidato os vereadores, Amauri Colares (PRP), Hiram Nicolau (PSD), Wilker Barreto (PHS), Álvaro Campelo (PP), Marcel Alexandre (PMDB), Roberto Sabino (PROS), Professora Jacqueline (PHS), Joelson Silva (PSC), Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), Professora Therezinha (DEM), Mauro Teixeira (PODE), Wallace Oliveira (PODE), Carlos Porta (PSB), Dante (PSDB), Rosivaldo Cordovil (PODE), Júnior Resgate (PDT), Professor Samuel (PHS), Bessa (PHS), Marcelo Serafim (PSB), Fred Mota (PR), Gedeão Amorim (PMDB), Coronel Gilvandro Mota (PTC), Isaac Tayah (PSDC), Rosinaldo Bual (PSB), Sargento Bentes Papinha (PR), David Reis (PV), Professor Fransuá (PV), Missionário André (PTC), William Abreu (PMN) e Sassá da Construção Civil (PT).

Plínio Valério (PSDB) se absteve dizendo que gostaria de votar e que por isso não ia acompanhar a unanimidade. De acordo com o vereador Professor Fransuá, que teve o nome ventilado para concorrer à vaga, explicou que conversou com o vereador Marcel, de quem é amigo, e que não poderia concorrer com ele. “É um nome que unifica e para o cargo está indo uma pessoa por quem tem admiração”, garantiu.

O cargo

De acordo com o Artigo 31 do Regimento Interno, o Corregedor tem competência para promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito da Câmara Municipal de Manaus; dar cumprimento às determinações da Mesa Diretora referentes à segurança interna e externa da Casa; supervisionar a proibição de porte de arma, com poderes para revistar e desarmar; e fazer sindicância sobre denúncias de ilícitos no âmbito do Legislativo Municipal, envolvendo Vereadores.

Texto: Nely Pedroso – DIRCOM/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM