Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, encerra 19° Encontro Nacional de dos SERETs

 

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, faz o encerramento do Encontro Nacional dos Superintendentes do Trabalho e o 19° Encontro Nacional dos Chefes das Seções de Relações do Trabalho nesta sexta-feira (5). O evento acontece no 9° andar do hotel Manaus Express.

Harmonizar as relações trabalhistas e a comunicação entre as superintendências foi o principal objetivo do encontro, além da descentralização das ações do Ministério do Trabalho. “Sabemos que, em sua maioria, os problemas são similares e a solução nem sempre é o mesmo. Mas pode-se buscar procedimentos similares e é isso que cada evento deste busca, sobretudo tirar o Norte do isolamento”, explicou Carlos Lacerda, Secretário Nacional de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho.

No 19° Encontro Nacional dos Chefes das Seções de Relações do Trabalho, a certificação digital foi discutida com a apresentação das soluções de problemas encontrados na implantação do sistema, bem como as novas funcionalidades da aplicação.

Também foi discutido o Código Sindical, tirando dúvidas sobre a operacionalização dessa funcionalidade, e a nova plataforma de boletos registrados, apresentado por um representante da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Nesta sexta-feira será feito esclarecimentos do eSocial por Margarida Barreto, representante do Ministério do Trabalho no Comitê Gestor do eSocial. “Ainda sobram muitas dúvidas sobre informações a serem preenchidas nos formulários e isso causa atraso no envio dos formulários, bem como erros como informações em campos diferentes e por isso.