PF faz operação em busca de provas na casa de Joesley Batista e de ex-procurador

Brazil's billionaire businessman Joesley Batista is pictured at the Brasilia international airport, after testimony in Brasilia, Brazil, September 7, 2017. REUTERS/Adriano Machado

Na manhã desta segunda-feira, 11, agentes da Polícia Federal estão na casa do empresário Joesley Batista, em São Paulo, e no apartamento do ex-procurador Marcelo Miller, na Lagoa, na zona Sul do Rio,  cumprindo um mandado de busca de documentos, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

Joesley está preso na superintendência da Polícia Federal em São Paulo e deve ser transferido para Brasília, ainda na manhã desta segunda-feira.

A operação simultânea da PF e do Ministério Público Federal começou às 6h. Os policiais também fazem buscas na casa do empresário Ricardo Saud e na sede do grupo J&F.

O ex-procurador Marcelo Miller e suspeito de ter agido de forma ilegal nas negociações da delação premiada da JBS, prestou depoimento nesta sexta (8), no Rio de Janeiro. A grande dúvida agora é se Marcelo Miller orientou empresários enquanto ainda trabalhava na Procuradoria-Geral da República.

 Marcelo Miller teve a prisão requerida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A custódia foi negada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.

Segundo FAchin, em relação a Miller, não há elemento indiciário com a consistência necessária para a decretação da prisão temporária por organização criminosa, “ainda que sejam consistentes os indícios de que pode ter praticado o delito de exploração de prestígio e até mesmo de obstrução às investigações”. De acordo com o  ministro, não se mostraram presentes os elementos de estabilidade e permanência que configuram o crime de associação criminosa.

Fachin ordenou a prisão dos empresários Joesley Batista e Ricardo Saud, da J&F, por violação do acordo de colaboração premiada. Os dois se entregaram na sede da PF em São Paulo ontem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui