PF prende hackers suspeitos de atacar sistemas do STF

BRASÍLIA,DF,30.05.2020:PROTESTO-PRÓ-BOLSONARISTA-CHAMADO-300-BRASIL-CONTRA-STF - A Ativista Sara Winter durante ato Chamas da Liberdade, Grupo pró bolsonarista chamando de 300 do Brasil, realizam protesto em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Ministro Alexandre de Moraes, na cidade de Brasília, DF, neste sábado, 30. (Foto: Wallace Martins/Futura Press/Folhapress)
Os mandados de prisão temporária são cumpridos no estado de Pernambuco nesta terça-feira (8)

A Polícia Federal (PF) prendeu três membros de uma organização criminosa suspeita de promover ataques cibernéticos contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (8).

As ordens de prisão foram expedidas por determinação do ministro de Alexandre de Moraes. Os agentes da PF cumprem cinco mandados de busca e três de prisão temporária em Goiás, São Paulo, e Pernambuco.

Os mandados de prisão temporária são cumpridos nas cidades de São Francisco, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, no estado de Pernambuco.

Em maio, o Supremo abriu inquérito para investigar a tentativa de invasão aos sistemas do STF. O ataque hacker derrubou todos os acessos ao site da Corte, incluindo informações internas, mas não comprometeu dados sigilosos contidos no sistema.

Segundo a PF, no curso das investigações foram identificados os endereços de onde partiram os ataques, bem como as pessoas que, de forma sistemática e organizada, praticaram os crimes apurados.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de invasão de dispositivo informático de uso alheio e associação criminosa – as penas podem chegar a cinco anos de prisão.

Os agentes da PF estiveram na sede da Corte, em Brasília, ainda em maio.

Na época, o pedido de investigação foi direcionado ao ministro Alexandre de Moraes por entender que essa tentativa de ataque era uma ameaça à instituição e pode ter relação com o inquérito que investiga ameaças e disseminação de notícias falsas contra a Suprema Corte, cuja relatoria é de Moraes.