Presidente do TCE-AM recebe Medalha de Ouro da Câmara Municipal

Em uma concorrida cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Ari Moutinho Júnior, foi homenageado com a entrega da Medalha de Ouro “Cidade de Manaus”. Presidida pelo vereador Wilker Barreto (PHS), a solenidade de outorga contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o vice-governador do Amazonas, Bosco Saraiva, e o prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta, além de representantes de variadas siglas partidárias e de órgãos de todos os poderes.

Proposta pelos vereadores Joelson Silva (PSC) e Wilker Barreto (PHS), a comenda é considerada a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal às personalidades que prestaram relevantes serviços à capital amazonense. Esta é a terceira medalha recebida pelo conselheiro-presidente do TCE, durante sua gestão à frente da Corte, biênio 2016-2017. A primeira foi concedida pelo TCE de Minas Gerais e a segunda pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), em setembro e dezembro de 2016, respectivamente.

Em seu discurso, o conselheiro-presidente, ao agradecer pela honraria concedida pelos vereadores, relembrou a sua atuação de quatro mandatos como vereador de Manaus “Tive a grata oportunidade de ter legislado na Câmara Municipal de Manaus durante 16 anos e essa homenagem aumenta ainda mais a responsabilidade que temos em zelar pela administração pública. Mais importante que experiência, é preciso ter ideias e vontade de realizar. Esse espírito coletivo de aprender a ouvir os outros, vencer e a ser vencido, eu aprendi aqui na CMM”, disse o conselheiro, que aproveitou a oportunidade para propor um pacto pela Educação no Amazonas.

“Não adianta termos afinco em combater o crime, a pobreza e as outras mazelas da nossa sociedade, se não olharmos com carinho e especial dedicação, a longo prazo, para a melhoria da Educação amazonense. Convido a todos para rediscutir o sistema de ensino, de modo que os nossos jovens possam ter, no futuro, oportunidades”, finalizou.

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), ao fala na solenidade, ressaltou a precoce trajetória de vida pública do conselheiro, destacando o talento, compromisso e responsabilidade com o Amazonas e a cidade de Manaus. “Estamos falando de uma figura pública que começou muito jovem sua política. Cedo teve a oportunidade de conviver e aprender com personalidades políticas como Jeferson Peres, Omar Aziz, Vanessa Grazziotin, Praciano, Bosco Saraiva, entre outros que deixaram e ainda fazem um legado importante ao Estado e à cidade de Manaus. Hoje, aos 45 anos, Ari Moutinho já tem mais de 20 anos de vida pública, são mais de duas décadas dedicadas aos trabalhos desta cidade”, ressaltou, ao justificar como justa a homenagem ao presidente do TCE.

Em meio à cerimônia, o vice-governador do Amazonas, Bosco Saraiva, relembrou a carreira política do conselheiro-presidente Ari Moutinho Júnior, junto à Câmara Municipal de Manaus. “Esta é uma justa homenagem ao conselheiro Ari Moutinho Júnior que, hoje preside o Tribunal de Contas, por quase duas décadas foi meu colega como vereador de Manaus, tendo toda a sua juventude dedicada às questões municipais. Sempre sincero e companheiro, a medalha Cidade de Manaus está em boas mãos”, disse.

Para o prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta, a entrega da medalha serve como reconhecimento aos mais de 20 anos de carreira pública do conselheiro-presidente, além de um bom exemplo a ser seguido. “O presidente Ari Moutinho Júnior tem um legado na administração pública ilibado, servido de exemplo a ser seguido pelos mais jovens que almejam ingressar na vida pública. Hoje, a CMM faz o reconhecimento dessa bela história do Ari, reafirmando a trajetória pública do nosso querido presidente e amigo”, comentou.

Além das diversas autoridades presentes, acompanharam a solenidade os conselheiros Yara Lins dos Santos e Julio Cabral, além de diversos servidores do TCE e da CMM, amigos e familiares.