Professores manauaras são tratados como agentes de segunda classe e gestão Arthur Neto um caos, segundo CFA

Índice de Gestão Municipal do Conselho Federal de Administração – Ano 2016

Manaus – 949º colocado – VERGONHOSO – Arthur Neto sonha em ser Governador em 2019 

Os pesquisadores do Conselho Federal de Administração – CFA fizeram um filtro e foram selecionadas variáveis com alta correlação. Posteriormente, elas foram agrupadas em três dimensões consideradas indispensáveis na gestão pública: Qualidade Fiscal (QF), Qualidade da Gestão (QG) e Desempenho (D). A soma desses índices gerou a métrica adotada para chegar ao IGM-CFA.

O indicador criado pelo CFA condensa a informação de diversas variáveis como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência e accontability, efetividade, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Arthur vai pagar abono conforme desempenho dos professores

Diferente do governador David Almeida (PSD), o prefeito Arthur Neto (PSDB) vai pagar o abono salarial do Fundo de Manutenção do Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos professores conforme o desempenho das escolas onde eles ministram aulas aos alunos.

No mês passado, David Almeida anunciou o pagamento de R$ 6 mil a cada professor dividido em quatro parcelas, sem impor critérios para disponibilizar o benefício, que é um direito do profissional, nas escolas públicas. Já Arthur Neto disse que disponibilizará o abono conforme o desempenho dos educadores nas escolas. Até a última sexta-feira, 1 de setembro, o prefeito não tinha anunciado quanto, em média, será pago a cada professor.

O recurso é oriundo da sobra de caixa do Fundeb. A prefeitura espera usar 75{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} da verba do fundo com pessoal eme 2017. O valor é de R$ 109 milhões de reposição do Fundeb à Prefeitura de Manaus.