Profissional da saúde, que abraçou paciente com síndrome de Down para dar oxigênio no AM, é indicado a prêmio de enfermagem

O Prêmio Anna Nery é a maior honraria concedida pelo Cofen à enfermagem brasileira

Manaus – AM: O enfermeiro Raimundo Matos, que atua no município de Caapiranga, e ganhou destaque após uma foto na qual aparece abraçado a um paciente com síndrome de down que estava com Covid-19 e precisava se acalmar para receber oxigênio circular nas redes sociais, vai receber a honraria por se destacar na profissão durante a entrega do Prêmio Ana Nery, concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Há 19 anos na enfermagem, Raimundo esteve na linha de frente durante o pico da pandemia e se deparou com esse paciente que precisava de um cuidado a mais e era necessário estabelecer um vínculo de confiança, foi quando o enfermeiro quebrou os protocolos e se aproximou para prestar a assistência de forma humanizada. A foto ganhou muita repercussão e mostrou que a enfermagem vai muito além dos cuidados técnicos prestados pelo profissional. Cada Conselho indica um profissional do seu estado, e neste ano, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) indicou o enfermeiro Raimundo Matos.

“No dia que eu soube que fui indicado para receber a premiação, confesso que fiquei um pouco nervoso, só sinto gratidão e agradeço a Deus. Eu ficava imaginando se um dia seria reconhecido pelo meu trabalho, mas não esperava que isso viria da forma como veio. Para mim, essa premiação é um grande reconhecimento quase como um ‘Óscar’ da enfermagem, para a profissão que eu exerço atualmente que é a enfermagem”, declarou Raimundo.

O presidente do Coren-AM, enfermeiro Sandro André, destacou os motivos que levaram o conselho a indicá-lo. “É muito gratificante ver a dedicação e o empenho que o enfermeiro Raimundo tem no exercício da profissão, além da realização de projetos para um atendimento mais amplo e humanizado, levando assistência aos moradores do município em que atua, o acolhimento e o cuidado são primordiais para promover um atendimento de qualidade à população”, disse o presidente do Conselho.

Enfermeiro

Natural de Manacapuru (AM), o enfermeiro Raimundo Nogueira de Matos atua há 19 anos na área, tem um currículo extenso que inclui experiência de 11 anos na área de saúde: Urgência/Emergência, Centro Cirúrgico, Pediatria e Clínica Médica. Programa Saúde da Família; 08 anos como Técnico de Enfermagem do Trabalho, atuando em contratadas (Obras Petrobras) e 04 anos como Enfermeiro do Trabalho.

Já atuou na Bahia, Espírito Santo, Recife, Rio de Janeiro e retornou ao Amazonas há mais de um ano para auxiliar as instituições de saúde na linha de frente no combate à Covid-19. Atualmente exercendo também a função de gestor de uma unidade de saúde do Município de Caapiranga.

Premiação

O Prêmio Anna Nery é concedido a personalidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal que tenham prestado relevantes serviços à Enfermagem, e contribuído de forma significativa para o reconhecimento e aprimoramento da profissão no Brasil. A cerimônia de premiação deve ser realizada na última semana do mês de setembro, em Florianópolis (SC), durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O evento vai obedecer a todas as normas de biossegurança.
Anna Nery, a enfermeira que dá nome à premiação, destacou-se pelo trabalho voluntário que desempenhou durante a Guerra da Tríplice Aliança (1865 – 1870), também conhecida como Guerra do Paraguai. O seu maior legado pode ser considerado a abnegação e a perseverança na prática do cuidar do próximo, a organização sistemática e a humanização no cuidar dos doentes. Ficou consagrada pela História como a primeira enfermeira do Brasil.
Leia mais em: https://18horas.com.br/amazonas/profissional-da-saude-que-abracou-paciente-com-sindrome-de-down-para-dar-oxigenio-no-am-e-indicado-a-premio-de-enfermagem