Projeto de lei quer evitar morte de recém nascidos por engasgamento

“Embora as famílias não sejam obrigadas a participar do treinamento, tenho certeza que as dicas serão de grande importância para salvar vidas das crianças em Manaus”, acrescentou o vereador. Blog do Pávulo

O risco de morte envolvendo crianças de até um ano, que se engasgam com leite materno e até com a própria saliva, levou o vereador Dallas Filho (MDB) a criar um projeto de lei voltado aos pais de “primeira viagem”.

De acordo com o projeto, que está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus, as maternidades e hospitais da capital amazonense terão que oferecer treinamento gratuito aos pais de recém nascidos, ensinando como proceder em caso de engasgamento.

Diariamente, os hospitais e unidades de Saúde de Manaus recebem mais de 50 casos de crianças com engasgamento, informou a secretaria Estadual de Saúde.

Em vários casos, o socorro chega tarde demais, levando à morte da criança 

O objetivo do projeto de lei, segundo o vereador, é ensinar aos pais, mães e parentes das crianças como agir em caso de emergência. “O treinamento será feito antes que o recém nascido tenha alta na maternidade”, explicou Dallas Filho.

“Embora as famílias não sejam obrigadas a participar do treinamento, tenho certeza que as dicas serão de grande importância para salvar vidas das crianças em Manaus”, acrescentou o vereador.

Vereador e subsecretário de Amazonino Mendes é acusado de pedofilia em Nhamundá

O projeto de lei define que as maternidades e hospitais deverão colocar cartazes informando sobre a realização do treinamento. As aulas poderão ser feitas em grupo ou individualmente, conforme desejarem os pais da criança.

“Tenho certeza que trata-se de um projeto de grande importância para as famílias de Manaus, pois estamos cuidando da vida de milhares de crianças da nossa cidade”, concluiu Dallas Filho.