Conteúdo do Portal Acrítica
Manaus – AM: Exoneração será publicada nesta sexta-feira; nomes são tratados como opções de segurança para vice de David, caso não haja novas composições
No fim do prazo de desincompatibilização para quem quer se candidatar a cargos do Executivo, que encerra hoje, três secretários municipais serão exonerados de seus postos: Renato Júnior, titular da Infraestrutura; Shádia Fraxe, da Saúde; e Capitão William Dias, da Casa Militar, terão a exoneração publicada na edição de amanhã do Diário Oficial do Município.
Os nomes foram confirmados pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Com a exoneração, todos ficam aptos à vaga de vice-prefeito na chapa de David. Os três exonerados são filiados ao Avante, o mesmo partido do prefeito. O secretário de Habitação, Jesus Alves, que é filiado ao MDB, deve seguir na pasta, ficando impedido de ser o nome de confiança do senador Eduardo Braga na disputa.
Com este cenário, fica fortalecida a ideia de que David Almeida dispute a eleição em uma chapa puro-sangue, sem nomes do PSD ou do MDB como candidatos a vice. Os nomes são tratados como uma espécie de ‘válvula de segurança’, uma vez que possíveis alianças estão sendo tratadas. Nem mesmo uma eventual composição com o deputado Roberto Cidade, caso ele abdique de sua candidatura, que segue sem decolar, está descartada.
Entre os secretários exonerados, o favorito do prefeito para a disputa é Renato Jr, que foi secretário de Feiras e Mercados e desde 2022 passou a ocupar a pasta de Infraestrutura.
Nas eleições para o governo, Renato Jr. chegou a ser cotado para ser o candidato a vice de Wilson Lima, quando havia a aliança, hoje rompida, entre os dois chefes do Executivo. Tadeu de Souza acabou sendo o escolhido. Procurado, Renato Jr. foi econômico na resposta. “Meu nome está à disposição e estarei com o prefeito independente do que ele definir”, afirmou.
Correndo por fora, está a ex-secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe. Ela repete o movimento de 2022 e deixa a secretaria para ficar apta a disputar as eleições. Naquele ano, ela acabou não concorrendo a nenhum cargo eletivo e voltou para a secretaria. Esposa do deputado estadual Abdala Fraxe, ela é um nome que fortaleceria um aliado, apesar de também não trazer nenhum outro grupo político a reboque na composição.
Até 31 de julho, data em que o prefeito marcou de anunciar o seu nome para vice, os exonerados devem seguir trabalhando na coordenação de campanha para a reeleição.