Romeu Zema (Novo) é eleito governador de Minas Gerais

O empresário Romeu Zema (Novo), 54 anos, foi eleito governador de Minas Gerais neste domingo (28.out.2018). Ele venceu o senador Antonio Anastasia (PSDB), cujo mandato na Casa Legislativa vai até 2022.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Polícia flagra compra de voto e transporte irregular para Wilson Lima

O governador eleito é dono das Lojas Zema, empresa do ramo de varejo. O mineiro é formado em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e está afastado do comando de seu empreendimento desde quando decidiu ser candidato.

Zema se tornou o 1º governador do partido Novo e rompe com o domínio do PSDB e PT no comando do governo de Minas Gerais, o que não acontece desde 2002.

O Estado foi governado nos últimos 16 anos por Aécio Neves (PSDB), Antonio Anastasia (PSDB) e Fernando Pimentel (PT). Os 3 se candidataram neste pleito. Aécio foi eleito deputado federal, Anastasia disputou o 2º turno com Zema e Pimentel ficou em 3º lugar no 1º turno.

Minas Gerais foi 1 dos símbolos do 1º turno da eleição de 2018 com a queda de longas tradições e da mudança brusca de última hora na curva de intenção de voto do eleitor.

O atual governador, Fernando Pimentel (PT), estava com mais de 1 pé no 2º turno e ficou de fora do pleito. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) liderava a corrida pelo Senado e terminou a disputa na 4ª posição. Os senadores eleitos por Minas Gerais foram Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PHS).

Zema, que até as pesquisas realizadas na véspera do 1º turno seguia na 3ª posição na corrida pelo Palácio da Liberdade, teve desempenho surpreendente e ficou com 42% dos votos válidos. O boom de votos que recebeu foi creditado ao fato de ter se atrelado a Jair Bolsonaro (PSL) na reta final da disputa, ao citar o militar no último debate do 1º turno, realizado pela TV Globo em 3 de outubro.

“Aqueles que querem mudança, com certeza, podem votar aí nos candidatos diferentes, que são o Amoêdo e o Bolsonaro”, disse em sua fala final.