Órgãos estaduais e municipais cumpriram, na manhã desta quarta-feira (16), mandado de reintegração de posse em um terreno localizado na avenida Dom Pedro, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. O terreno que pertence a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) foi cedido à construção da sede da instituição Lar das Marias, entidade sem fins lucrativos que abriga e apoia mulheres do interior do Amazonas com câncer.
A ação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e obedece à medida judicial expedida pela 9ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
De acordo com a coordenadora do GGI, Zandra Ribeiro, o local é de propriedade da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e havia sido cedido para a construção da sede da instituição Lar das Marias instituição de apoio a mulheres com câncer. “No local, havia aproximadamente 25 comerciantes que estavam ocupando o espaço público de forma irregular, inclusive com barracas em cima de calçadas, impedindo a circulação de pedestres”, disse.
A reintegração de posse da área de 650 metros quadrados iniciou às 6h da manhã e, de acordo com a coordenadora, ocorreu de forma pacífica.
Participam, ainda, da ação a Polícia Militar do Amazonas, por meio de policiais do Batalhão Ambiental e da Força Tática, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Estrado de Administração (Sead), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), as Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf), e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Subsecretaria Municipal de Produção (SubSempab), Unstituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Amazonas Energia (Eletrobras), Serviço de Atendimento Móvel de Uurgência (Samu).