STJ manda soltar Joesley Batista e outros presos da operação Capitu

O  ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Nefi Cordeiro mandou soltar, nesta 2ªfeira (12.nov.2018), o empresário Joesley Batista, do grupo J&F, e outros presos na operação Capitu.

Leia a íntegra.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Paulo Guedes chocou senadores com ‘carteirada’

A decisão beneficia ainda o executivo Ricardo Saud, ex-diretor de relações governamentais da J&F, os ex-colaboradores Demilton Antonio de Castro e Florisvaldo Caetano de Oliveira, e o vice-governador de Minas Gerais Antonio Andrade.

O próprio Nefi Cordeiro havia determinado a liberação do ex-ministro da Agricultura Neri Geller e o ex-secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Rodrigo Figueiredo, também presos na operação.

Para o ministro, a alegação de omissão por parte dos delatores premiados não é motivo para a prisão.

O QUE É A OPERAÇÃO CAPITU

A PF (Polícia Federal) investiga suposto acordo ilegal, feito em 2014, que envolveria o então ministro da Agricultura Antônio Andrade (atual vice-governador de Minas), seu sucessor, Neri Geller, o ex-secretário do Mapa Rodrigo Figueiredo, e os então executivos do Grupo J&F Investimentos Joesley Batista e Ricardo Saud.

O esquema teria sido intermediado pelo então deputado Eduardo Cunha e pelo operador financeiro Lúcio Funaro. O pacto consistiria no pagamento de propina para que os servidores do Ministério da Agricultura praticassem atos administrativos com o fim de beneficiar as empresas do Grupo J&F.