Câmara Municipal de Manaus ganha arquivo central e novo almoxarifado

0
375

As aquisições são consideradas um legado para a história da Câmara de Manaus. O almoxarifado vai facilitar os trâmites administrativos, enquanto o arquivo central vai resgatar e valorizar toda a rica história do parlamento  

Avanços tecnológicos, valorização dos servidores e referência em qualidade no atendimento são algumas das conquistas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nos últimos quatro anos. E na próxima segunda-feira (10/12), às 10h, o presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS), vai inaugurar o arquivo central e o novo almoxarifado.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

MP-AM denuncia donos de supermercados e ex-gestores da Suhab por estelionato e lavagem de dinheiro

As duas novas aquisições são consideradas um legado para a história da Câmara de Manaus. O almoxarifado vai facilitar os trâmites administrativos, enquanto o arquivo central vai resgatar e valorizar toda a rica história do parlamento, com a recuperação de arquivos legislativos e administrativos, onde muitos deles encontravam-se abandonados em um galpão na zona Oeste de Manaus.

Arquivo Central

Moderno e com todo aparato para preservação de documentos rebuscados desde a década de 1910, como leis e pronunciamentos, o arquivo central legislativo e administrativo conta com um ambiente refrigerado e com prateleiras e arquivos deslizantes, feitos em chapa de aço antiferruginoso que vai evitar a perda do material. O novo arquivo está localizado no térreo do prédio da CMM.

“Foram mais de 3,5 mil caixas de arquivos com milhares de dezenas de documentos recuperados que continham toda a história deste parlamento. Não poderíamos deixar que toda essa rica e bela história continuasse jogada em um galpão abandonado. E lá estavam os pronunciamentos ilustres de políticos que passaram por esta Casa, como de Jefferson Peres e Fábio Lucena, se perdendo por causa das traças e ações do tempo”, destacou Wilker Barreto.

Em meio ao acervo histórico, que também foi digitalizado, e que conta a história da evolução do parlamento municipal, o arquivo possui um espaço para os documentos administrativos. De acordo com a diretora legislativa, Evelina Câmara, a ideia é facilitar a busca e dar celeridade nos trâmites administrativos.

“Está sendo organizado para ficar mais fácil localizar os documentos. Muitas vezes precisamos do arquivo físico. Uma lei é um documento histórico. Os documentos foram digitalizados e teremos a versão digital. Com o novo arquivo, vamos ter acesso a todo e qualquer documento, seja administrativo ou legislativo. Para a Câmara Municipal e a população é um grande avanço”, comemorou.

Com 30 anos de trabalhos na Câmara, a técnica legislativa Cíntia Maia comemora o novo momento vivido com a preservação dos documentos históricos. “Temos livros, atas, desde 1916 até agora. São livros que contam as primeiras reuniões políticas da cidade de Manaus. É tão importante o arquivo que se muitos deles forem manuseados de forma equivocada podem se desfazer, uma vez que são papeis, folhas de décadas atrás”, disse Cíntia, parabenizando a ação feita na gestão de Wilker Barreto.

“Esse feito é muito importante, e só o presidente Wilker Barreto teve a coragem e discernimento de perceber a importância que isso tem para a história política, até mesmo do Estado”, finalizou.

Almoxarifado

O novo almoxarifado da CMM agora está melhor. Organizado e mais eficiente, com armazenamento adequado de todo os produtos e materiais de expediente usados na Casa.

De acordo com o diretor de recursos humanos, Silvio Romano, o novo almoxarifado, que também recebeu arquivos deslizantes, vai resultar em eficácia e eficiência. “O novo almoxarifado ganhou os arquivos deslizantes para ter um melhor acondicionamento dos materiais. Tudo isso mostra a organização na gestão do presidente Wilker Barreto e vai trazer mais controle, eficácia e eficiente para a administração”, garantiu.

Por Anderson Silva/ Comunicação Presidência CMM
Fotos: Alfran Leão/Dircom  e Joel Arthus/Comunicação Presidência CMM

**Atenção: Fotos estão no formato antes e depois. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here