Martinelli marqueteiro de Amazonino teve suposto envolvimento com desvio de R$ 10 bilhões

Manaus – AM: O responsável pela estratégia por trás da campanha eleitoral de Amazonino Mendes (Podemos), Marcos Martinelli, em 2014, sofreu busca e apreensão durante a operação Lava-Jato, da Policia Federal que investiga a atuação de quatro organizações criminosas especializadas em lavagem de dinheiro.

As operações ilegais superam o montante de R$ 10 bilhões, de acordo com informações fornecidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF/MF). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Paraná.

Os grupos investigados além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvios de recursos públicos.

A operação foi intitulada Lava Jato porque um dos grupos fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores oriundos de práticas criminosas.

Martinelli passou por todas as grandes emissoras de televisão brasileiras e, posteriormente, tornou-se especialista em campanhas eleitorais, conduzindo inclusive a vitoriosa campanha de José Fortunati (PDT) à Prefeitura de Porto Alegre em 2012.