Paquistão: Talibãs anunciam morte de vice-líder em bombardeio

Khan Sayed, segundo no comando do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), foi morto durante um ataque dos Estados Unidos; grupo ainda não anunciou substituto

O principal grupo talibã no Paquistão, o Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), anunciou nesta segunda-feira a morte do seu segundo em comando, Khan Sayed, no bombardeio de um drone dos Estados Unidos na semana passada em áreas tribais do noroeste do país.

“A direção central do Tehrik-i-Taliban Pakistan confirma o martírio do vice-emir do Tehrik, Khan Sayed, conhecido como Khalid Mehsud”, informou o porta-voz do TTP, Muhammed Khurasani, em comunicado. Segundo o porta-voz, Sayed morreu na madrugada do dia 8 de fevereiro após o “bombardeio de um drone americano” na área de Gorvek, na região tribal do Waziristão do Norte.

O TTP esclareceu que Sayed era também o chefe de uma seção dos talibãs conhecidos como Mehsud, razão pela qual decidiram nomear Mufti Noor Wali Mehsud como novo chefe para esse posto. Os talibãs não anunciaram, no entanto, a nomeação do seu novo segundo em comando.