Senador Plínio Valério reage:Guedes abre o jogo e deixa claro quer matar a ZFM por asfixia

BRASÍLIA. Na interpretação do senador Plínio Valério (PSDB-AM), na entrevista concedida ontem a noite na GloboNews, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou claro que vai matar a Zona Franca de Manaus por asfixia, mudando o sistema tributário nacional de forma a zerar os subsídios e incentivos dados as empresas que atuam no polo de Manaus.

Na entrevista Guedes diz que não pode acabar com a ZFM porque está na Constituição, mas “ se os impostos caem todos para zero”, ele não estaria ferindo a garantia constitucional de sua existência. “Tenho que deixar o Brasil bem ferrado para deixar Manaus?”, disse Guedes, ao discorrer sobre um eventual plano nacional de simplificação de impostos.

_ O ministro Paulo Guedes, que se acha um semi Deus grego, deixou claro que não acaba com a Zona Franca de Manaus porque não pode, é lei, mas vai matá-la à míngua, deixando assim uma grande incerteza e dúvida para quem pretendia investir no Amazonas. O que ele finge não entender, é que uma Nação não se faz com números, mas com políticas públicas que priorizem sua gente.
O semi Deus não aprendeu quando esteve em Chicago, que criar novos empregos é coisa muito difícil e mais: ignora que distribuir novos empregos é pior ainda _ reagiu o senador Plínio Valério.

A fala de Guedes preocupou mais ainda o parlamentar amazonense, porque não aponta uma solução para a sobrevivência da Zona Franca de Manaus e os empregos que deixarão de existir. A fala de Guedes é um balde de água fria para os parlamentares da Amazônia que lutam pela modernização do único modelo de desenvolvimento sustentável para a região.

_ O ministro não aponta uma saída para um modelo que emprega quase cem mil trabalhadores diretos e que representa cinquenta por cento de toda arrecadação na região Norte. E mais: que é responsável direto pela preservação da maior reserva tropical do Planeta. A questão é: qual é o plano do Governo Federal pra Amazônia Ocidental? Eu concordo que estejamos reféns da ZFM. Mas quais as alternativas postas à mesa? O Governo Federal será o grande indutor disso? Ou Seremos nós? Ele não aponta nenhuma saída a não ser que entremos floresta a dentro colhendo frutas e entregando à Coca Cola para produzir sucos – questionou Plínio Valério.

Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Paulo Guedes diz que Brasil não pode pagar pela Zona Franca de Manaus

Senador Omar Aziz ataca Paulo Guedes por críticas à Zona Franca

Senador diz que vai protocolar pedido de impeachment de Toffoli e Moraes

Para o senador Plínio Valério, na entrevista, Paulo Guedes, por desconhecimento da realidade local, reforçou o preconceito e o olhar enviesado do Sul e Sudeste do País em relação aos estados da Amazônia. Ao ministro, Plínio explicou que , só dentro do Amazonas cabem o Sul e Sudeste juntos, todo Reino Unido e mais a França.

_ E aquele que se julga semi Deus acha que uma renúncia fiscal de alguns bilhões é muito para uma população que, pelo isolamento geográfico, precisa ser olhada com olhos de solidariedade e não de preconceito. O mestre de Chicago não entende nada de Amazônia. Sequer é capaz de perceber que, quando fala de Zona Franca, está falando de cinco Estados – Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia – Que se não pertencesse ao Brasil seria o 18* maior país do Planeta. A maior biodiversidade, o maior volume de água doce e a maior floresta _ rebateu Plínio Valério.