PF cumpre 7 mandados de prisão na 48ª fase da Lava Jato

A Polícia Federal cumpre 7 mandados de prisão temporária e 50 de busca e apreensão na manhã desta 5ª feira (22.fev.2018) nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.

A ação faz parte da 48ª fase da Operação da Lava Jato, batizada de Integração. É a 1ª etapa deflagrada em 2018. São apurados os crimes de corrupção, peculato, fraude a licitações, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Servidores da Receita Federal e do MPF (Ministério Público Federal) acompanham as buscas. A concessionária Econorte é 1 dos alvos da operação.

Segundo a procuradoria, as investigações levaram a uma rede de empresas de fachada com a participação de agentes públicos e outros operadores financeiros em ilícitos criminais cometidos em favor da concessionária, do Grupo Triunfo.

Leia Também:   Esposa de José é interrogada pela PF na Operação Maus Caminhos

As investigações apuram casos de corrupção ligados aos procedimentos de concessão de rodovias federais no Paraná que fazem parte do chamado “Anel da Integração”.

Foram identificadas estruturas de lavagem de dinheiro para o repasse de propina a agentes públicos viabilizado principalmente pelos operadores financeiros Adir Assad e Rodrigo Tacla Duran.

Os 2 teriam sido responsáveis por pagamentos a agentes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná) e da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná.

A operação foi autorizada pelo juiz da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, Sérgio Moro.

A PF cumpre os mandados nas cidades de Campina Grande do Sul (PR), Ibiporã (PR), Pontal do Paraná (PR), Jataizinho (PR), Pinhais (PR), Matinhos (PR), Toledo (PR), Paranavaí (PR), Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Londrina (PR), Balneário Camboriú (SC), Rio de Janeiro e São Paulo. entre outras.